26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Associação de juízes exige demissão do presidente Tribunal Supremo

PARTILHAR
FONTE:RFI

A Associação dos Juízes de Angola vai interpor nos próximos dias uma acção judicial contra Joel Leonardo, presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura, por este ter indicado à revelia do plenário da instituição, os nomes de seis magistrados para serem formados em Portugal, entre os quais figuram familiares e próximos.

O poder judicial angolano continua a dominar a actualidade, com denúncias de vários actos que violam a lei.

Depois da polémica que envolve o Tribunal Constitucional devido à nomeação do novo líder da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva “Manico”, agora é o presidente do Tribunal Supremo e por inerência presidente Conselho Superior da Magistratura – CSMJ – Joel Bernardo, que violou a lei e estaria ainda alegadamente envolvido em crimes de clientelismo, nepotismo e tráfico de influência.

Violando a lei, segundo a Associação de Juízes de Angola – AJA – o juíz conselheiro Joel Leonardo enviou recentemente ao Procurador-Geral da República de Angola, Helder Pitta Grós uma lista de seis juízes, para frequentarem um curso em Portugal, sem a aprovação pelo plenário do CSMJ.

Na lista dos juízes indicados consta a sua própria filha, um sobrinho e familiares de amigos próximos, o que irritou o colectivo de juízes do Tribunal Supremo, que pretende “impugnar” este acto.

 - portal de angola
Juiz Joel Leonardo presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura<br >DR

A Associação de Juízes de Angola – AJA – sem questionar o alegado clientelismo, anunciou que vai avançar com um processo judicial com vista à anulação deste acto do Presidente do Tribunal Supremo, que viola a lei por não ter passado pelo plenário da CSMJ e exige a sua demissão, por não reunir condições éticas para continuar no cargo.

Adalberto Gonçalves, presidente da AJA, refere que “as competências relacionadas à formação são do plenário e não havendo nenhuma referência a isso, entendemos que é uma decisão que foi tomada pelo venerando juiz presidente, o que não está correto”.

Adalberto Gonçalves alega ainda, que é preocupante a inexistência de “critérios objectivos” para a escolha dos magistrados que se candidatam a formações.

Joel Leonardo, nascido a 3 de Maio de 1962, antigo juíz militar, foi nomeado a 30 de outubro de 2019 pelo Presidente João Lourenço, para presidente do Tribunal Supremo da República de Angola, em substituição de Rui Ferreira.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

França: Primeira-ministra Élisabeth Borne demite-se

A primeira-ministra francesa Élisabeth Borne apresentou esta segunda-feira a demissão, menos de dois anos depois de ter aceitado chefiar...

Na última mensagem de Natal, António Costa sublinha confiança que Portugal “está preparado para vencer os grandes desafios” que enfrenta

Na sua última mensagem de Natal aos portugueses, depois de oito anos à frente do Governo, António Costa sublinhou...

Presidente da República vai formalizar demissão do Governo “nos primeiros dias de dezembro”

O Presidente da República confirmou esta terça-feira que vai formalizar a demissão do Governo "nos primeiros dias de dezembro",...

Portugal: João Galamba demite-se

Sete meses depois de ter sido segurado por António Costa com toda a convicção, demite-se o ministro das Infraestruturas,...