A Assembleia Nacional (AN) realiza nesta sexta-feira (27), em Luanda, uma reunião plenária extraordinária, para aprovação da composição definitiva dos seus órgãos, sob proposta da presidente do hemiciclo, Carolina Cerqueira.
Na última segunda-feira, durante a conferência de líderes parlamentares, orientada pela presidente da AN, Carolina Cerqueira, ficou decidido que o MPLA, que detém a maioria no hemiciclo, vai ficar com as 1ª e 3ª vice-presidências da AN, e a UNITA com as 2ª e 4ª vice-presidências.
A mesma matriz será efectuada ao nível dos secretários de Mesa da Assembleia Nacional.
O Grupo Parlamentar do MPLA havia indicado, em Setembro do ano passado, para os cargos de vice-presidente e segundo vice-presidente os deputados Américo Cunonoca e Raúl Lima, respectivamente.
A UNITA não participou na altura dessa votação e os seus deputados abandonaram o hemiciclo em bloco e, no mesmo mês, impugnou a resolução que elegeu o deputado do MPLA para o cargo de 2º vice-presidente da AN.
A UNITA, que está representada no Parlamento com 90 deputados, reclamava, há meses, que os 2º e o 4º vice-presidentes da AN devem sair do seu grupo parlamentar.
Em função do novo posicionamento, o Grupo Parlamentar da UNITA comprometeu-se, na segunda-feira, em retirar o processo no Tribunal Constitucional (TC) sobre a impugnação da resolução que nomeou um deputado do MPLA como 2º vice-presidente da Assembleia Nacional.