O nome de António Costa foi aprovado para presidente do Conselho Europeu. A CNN Portugal apurou junto de fonte diplomática que o ex-primeiro-ministro português foi, tal como Ursula von der Leyen e Kaja Kallas, aprovado para o cargo que junta os líderes dos 27 países que fazem parte da União Europeia.
Pouco depois era anunciado em Bruxelas que o socialista foi eleito pelos chefes de Estado e de governo da União Europeia como presidente do Conselho Europeu para um mandato de dois anos e meio.
Como António Costa, também Ursula von der Leyen foi aprovada para presidente da Comissão Europeia, cargo que já ocupava, sendo que Kaja Kallas, até aqui primeira-ministra da Estónia, vai substituir Josep Borrell no cargo de alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, passando a ser a chefe da diplomacia europeia.
Após a demissão na sequência de investigações judiciais, o ex-primeiro-ministro português António Costa foi escolhido para suceder ao belga Charles Michel (no cargo desde 2019) na liderança do Conselho Europeu, a instituição da UE que junta os chefes de Governo e de Estado do bloco europeu, numa nomeação feita por maioria qualificada (55% dos 27 Estados-membros, que representem 65% da população total).