25.3 C
Loanda
Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Angolana vítima do “Idai” procura por familiares

PARTILHAR

Segundo o JA, um grupo de mulheres vítimas do ciclone “Idai”, no distrito de Búzi, prepara o arroz e o feijão para o jantar de mais de mil pessoas instaladas no centro de acomodação do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA), na cidade da Beira.

Entre elas, está Inês Sequeira Almeida, uma jovem nascida em Angola há 27 anos e que veio para Moçambique em 1992, ainda criança, trazida pela mãe, Eugénia Armando, já falecida.

Há sete dias, chegou ao centro de acomodação do IFAPA, depois de ter sido retirada dos escombros pelas equipas de socorro, no 7º Bairro Matakuane, arredores da cidade da Beira, onde perdeu a casa, os documentos e a roupa.

A história dela confunde-se com a de milhares de jovens angolanos das décadas de 80 e 90, que, em plena guerra civil no país, perderam o rasto dos pais. Uns continuam em Angola e outros, como é o caso de Inês, foram levados para o estrangeiro e buscam agora reencontrar as famílias biológicas.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Angolana termina no 33° posto no mundial de natação

A angolana N'hara Fernandes terminou na 33ª posição nos 50 metros bruços, ao cronometrar o tempo de 36.39, entre...

FIBA-África homenageia angolana Nacissela Maurício

A antiga capitã da selecção nacional que conquistou duas vezes o título de MVP do Afrobasket feminino (2011 e...

Covid-19: Mais uma angolana morre em Portugal

Uma cidadã angolana residente na região de Sintra, arredores de Lisboa, com 38 anos de idade, morreu na quarta-feira,...

Angolana Josefa Sacko reeleita para mais quatro anos na União Africana

Única representante lusófona na comissão da União Africana, Josefa Sacko foi reeleita para mais quatro anos à frente da...