Domingas Mulenza, angolana de 30 anos de idade, estudante de Jornalismo e Presidente da Associação dos Estudantes Angolanos no Rio de Janeiro (UEBRA-RJ), está a concorrer a candidatura de Vereadora pelo Partido MALE.
Domingas Mulenza reside no Brasil a mais de quinze (15) anos e tem se destacado na liderança de ONG e movimentos sociais em luta de igualdade da Mulher Preta no Brasil e nos direitos e deveres da comunidade estudantil angolana no Rio de Janeiro.
Domingas que já dirigiu o Jornal Comunitário “MWANGOLE E A RÁDIO KWANZARIO” tem uma boa articulação social em várias frentes destacando aqui a liderança no Movimento ” Mariele Presente” Direção, Direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade Gama Filho e Organização da Primeira Feira Científica de Estudantes Angolanos no Brasil e recentemente a ação social a favor dos estudantes angolanos no Rio de Janeiro.
A Chapa MALE na qual a angolana é pré-candidata, rege pela luta contra o racismo institucional, sobretudo apoiando candidaturas negras que são prejudicadas pela falta de investimento e propaganda. O coletivo almeja ver uma proposta que garanta a proporcionalidade no fundo eleitoral e partidária para candidatos Negros.
As Eleições municipais para Prefeitos e Vereadores terão início no dia 04 de outubro do corrente ano no Rio de Janeiro.