26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Angolana é finalista do prémio Jovens Campeões da Terra, das Nações Unidas

PARTILHAR

A angolana Fernanda Samuel, de 28 anos, é uma das cinco escolhidas para a região de África como finalista de Prémio Jovens Campeões da Terra. Engenheira de produção de petróleo, trabalha em protecção ambiental e é fundadora da AmbiReciclo, que promove a economia verde.

Segundo uma nota da Agência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) a que o Novo Jornal teve acesso, Fernanda Samuel foi escolhida por causa de iniciativas sustentáveis como a protecção mangais em Angola.

Esta agência da ONU anunciou segunda-feira, 20, os 35 finalistas do Prémio Jovens Campeões da Terra 2020. O vencedor receberá 10 mil dólares norte-americanos.

Fernanda Samuel sensibilizou moradores nas zonas onde há mangais para uma campanha massiva de limpeza e restauração, o que levou a um aumento da população de flamingos, caranguejos e peixes.

“Nos últimos anos, ela liderou campanhas de conscientização pública, além de actividades de limpeza e reflorestamento com a ajuda de milhares de voluntários”, diz a agência, salientando que o primeiro impacto do trabalho levou a uma parceria com as autoridades governamentais angolanas.

“O sonho da finalista é ver os mangais em Angola definitivamente preservados, restabelecer a resiliência da costa, bem como o bem-estar de todas as espécies que dependem dos mangais, incluindo os humanos.”, diz o documento.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Rebeldes Houthi detêm pelo menos 9 membros da ONU, dizem as autoridades

Os houthis anunciaram que tinham capturado pelo menos nove pessoas ligadas às agências das Nações Unidas que operam no...

Angola reafirma compromisso com Programa de Acção de Doha

Angola reafirmou, esta segunda-feira, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o seu compromisso com...

A estratégia do Brasil por resolução sobre Israel-Gaza no fim de mandato do Conselho de Segurança

O mandato do Brasil como presidente rotativo do Conselho de Segurança da ONU termina nesta terça-feira (31/10) e, nos...

A economia global em fragmentação, enquanto os líderes mundiais se reúnem para a Assembleia Geral das Nações Unidas

As tensões entre os EUA e a China e a guerra na Ucrânia já estão direcionando investimentos para países...