Angola é um dos Estados convidados para a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW) 2023, a decorrer de 14 a 19 deste mês.
Neste evento, o país estará representado pelo Presidente da República, João Lourenço, que se juntará a outros Chefes de Estado, formuladores de políticas, líderes da indústria, investidores, jovens e empresários.
Este ano, a cúpla realiza-se sob o tema central “Unidos na Acção Climática Rumo à COP28”.
O programa do evento prevê a realização, pela primeira vez, de uma Cúpula do Hidrogênio Verde, com foco no processo de descarbonização das indústrias e consequetemente do ambiente.
Entre 16 e 18 de Janeiro, a Semana da Sustentabilidade 2023 centrará a atenção no envolvimento dos jovens na acção climática, com a plataforma Youth for Sustainability (Juventude para a Sustentabilidade), que tem como objectivo atrair três mil jovens.
A referida semana também contará com o fórum anual da plataforma Mulheres em Sustentabilidade, Meio Ambiente e Energia Renovável da Masdar, dando voz às mulheres no debate.
Eventos liderados por parceiros
À semelhança dos anos anteriores, estão igualmente previstas conferências paralelas realizadas por parceiros da organização.
Entre essas conferências destacam-se a Assembleia da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), que acontece de 14 a 15 de Janeiro, e o Fórum de Energia do Conselho Atlântico (14 a 15 de Janeiro).
No quadro das conferências, acontecem, também, o Fórum de Abu Dhabi de Finanças Sustentáveis (18 de Janeiro) e a Cúpula Mundial de Energia do Futuro (16 a 18 de Janeiro).
Prémio Zayed de Sustentabilidade
Durante a Semana da Sustentabilidade 2023, acontecem as celebrações do 15º aniversário do Prémio Zayed. A distinção reconhece a excelência nesse segmento.
A cerimónia de entrega do prémio realiza-se a 16 de Janeiro.
Até ao momento, o prémio já teve no total 96 vencedores em suas categorias de saúde, alimentação, energia, água e escolas secundárias globais.
A décima quinta edição do evento anual acontece sob o patrocínio do Presidente Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, que tem defendido a sustentabilidade como um pilar para o progresso e a prosperidade dos Emirados Árabes Unidos.