Uma delegação angolana participou de, 17 a 18 do corrente mês, em Adis Abeba, Etiópia, da conferência sobre o Programa de Acção de Doha e Consulta Regional dos Países Menos Avançados em África (PMA).
A reunião, em que a delegação de Angola foi chefiada pelo secretário de Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes, decorreu na sede da Comissão Económica da ONU para África (CEA) e envolveu temas como a integração económica no continente africano e as oportunidades do comércio digital para os PMA.
À margem da conferência, o secretário de Estado manteve um encontro de trabalho com o secretário executivo interino da CEA, o moçambicano António Pedro, com quem tratou de assuntos ligados à integração de Angola nos programas deste organismo do sistema das Nações Unidas, sedeado na capital etíope.
Na manhã de hoje, Amadeu Nunes reuniu-se com uma equipa da missão diplomática angolana em Adis Abeba, chefiada pelo embaixador Francisco José da Cruz, tendo abordado o estado das relações entre Angola e a Etiópia e a importância do incremento da cooperação com a Comissão Económica das Nações Unidas para África.
Adoptado pela Assembleia Geral da ONU, em Abril de 2022, o Programa de Acção de Doha para a década de 2022-2031 é uma nova geração de compromissos renovados e fortalecidos pelos PMA e os seus parceiros de desenvolvimento, com base nos objectivos abrangentes de alcançar uma recuperação rápida, sustentável e inclusiva da pandemia da Covid-19 e construir resiliência contra choques futuros.
Prevê a erradicação da pobreza extrema, o fortalecimento dos mercados de trabalho, promovendo a transição do emprego informal para o formal, permitindo a graduação na categoria PMA e facilitar o acesso a financiamento sustentável e inovador.