27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Angola no 5.º Diálogo de Alto Nível Indústria – Ciência

PARTILHAR

Uma delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, participa, desde domingo até ao 30 deste mês, no 5º Diálogo de Alto Nível Indústria – Ciência – Governo Atlantic Interactions, na cidade de Lagos (Nigéria).

De acordo com a Angop, a reunião enfocará as últimas conquistas na expansão da rede, consolidando parcerias e entregando projectos para a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, para o benefício de todas as pessoas que vivem em torno do Oceano Atlântico.

A Atlantic Interactions é uma iniciativa intergovernamental em andamento para liberar todo o potencial do Oceano Atlântico para a sociedade. A mesma actua como estrutura para colaboração científica e tecnológica e desenvolvimento de ideias inovadoras, políticas comuns, programas de investigação compartilhados e projectos conjuntos, alinhando prioridades nacionais e desafios globais, como a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, o Roteiro para a Década das Nações Unidas, Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris e a Estrutura de Sendai para a Redução do Risco de Desastres.

Desde 2016, foram realizados workshops em várias cidades, mobilizando governos, investigadores e empreendedores em todo o mundo, para o desenvolvimento de uma nova agenda de ciência e tecnologia para uma abordagem integrativa para uma melhor compreensão do Oceano Atlântico.

Para o efeito, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou um workshop sobre a participação de Angola no Centro Internacional de Investigação Científica do Atlântico (AIR Centre), com o objectivo de identificar oportunidades (projectos e infra-estruturas) de participação angolana no Centro Internacional de Investigação Científica do Atlântico (AIR Centre), bem como identificar potencialidades para a representação angolana no Centro Internacional de Investigação Científica do Atlântico (AIR Centre).

Chefiada pela ministra Maria do Rosário Sambo, a delegação angolana integra ainda o director Nacional de Ciência e Investigação Científica, António de Alcochete, e o director-geral do Centro Tecnológico Nacional, Joaquim Ituamba.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cristóvão Colombo era espanhol e judeu, revela novo estudo

O famoso explorador Cristóvão Colombo era provavelmente espanhol e judeu, de acordo com um novo estudo genético conduzido por...

A ‘minilua’ que vai entrar na órbita terrestre por 2 meses

Durante cerca de dois meses, o nosso planeta terá uma segunda "Lua" em sua órbita. O asteroide, que recebeu o...

Orangotango selvagem curou ferida com unguento que ele preparou, dizem cientistas

Um orangotango-de-sumatra, que sofreu um ferimento na face, se curou aplicando um unguento preparado por ele próprio ao mastigar...

A ferramenta de IA capaz de detectar tumores que passaram despercebidos por médicos

Uma ferramenta de inteligência artificial testada pelo NHS, o serviço público de saúde do Reino Unido, identificou com sucesso...