24.8 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Angola faz esforços para combater tráfico humano, mas não cumpre os padrões mínimos, dizem EUA

PARTILHAR
FONTE:VoA

Relatório do Departamento de Estado americano sobre tráfico de seres humanos destaca avanços e recomenda a criminalização de todas as formas de tráfico sexual interno

O Governo de Angola ainda não cumpre totalmente os padrões mínimos para a eliminação do tráfico de pessoas “mas está a fazer esforços significativos nesse sentido”, afirma o relatório do Departamento de Estado americano sobre o tráfico de seres humanos em redor do mundo divulgado na quinta-feira, 1.

Angola está colocada no nível 2 de um um total de três níveis.

O relatório é elaborado de acordo com uma decisão do Congresso americano.

No documento, o Departamento de Estado afirma que as autoridades angolanas demonstraram na sua totalidade maiores esforços quando comparado com o período anterior e “tendo em conta o impacto da pandemia de COVID-19 na sua capacidade anti-tráfico”.

O documento faz notar a condenação de vários traficantes “incluindo cinco funcionários cúmplices” a penas de prisão, a protecçāo dada a vítimas, o estabelecimento de fundos dedicados exclusivamente para os esforços anti-tráfico incluindo fundos para aplicação de um plano de acçāo nacional e a existência de campanhas contra o tráfico.

Contudo, o relatório diz que o Governo angolano “não investigou algumas alegações graves de cumplicidade de funcionários no tráfico e embora todos os traficantes condenados tenham recebido sentenças de prisāo, algumas sentenças foram muito leves se se tiver em contra a gravidade do crime”.

O documento acrescenta, entre outras insuficiências, que “o Governo continua sem determinar procedimentos para monitorar e regulamentar a maior parte dos sectores domésticos de trabalho e o processo de recrutamento de trabalho”.

O Departamento de Estado sugere que o Governo adopte procedimentos “para a identificação pró-activa de vítimas entre grupos vulneráveis , incluindo cidadãos estrangeiros, como norte coreanos e cubanos”.

Outra sugestão, entre muitas outras, é a “emenda do artigo 178 para criminalizar todas as formas de tráfico sexual interno”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...