27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Angola entre os países com mais incêndios em África

PARTILHAR

Angola está entre os países com maior número de incêndios florestais na África Subsaariana, informou, ontem, em Luanda, a representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Gherda Barreto, ao intervir, no workshop sobre Gestão Sustentável de Fogos, que termina hoje.

Gherda Barreto, apontou a produção de carvão e lenha, agricultura tradicional e a caça furtiva como as principais causas de incêndios em Angola e nos outros países da região. Os incêndios florestais, disse, além de causar perdas de vida e bens materiais nas famílias, também produzem emissões significativas que têm graves consequências para o ambiente e a biodiversidade.

Frisou que a realização do workshop sobre Gestão Sustentável de Fogos vai procurar identificar soluções capazes de reduzir a prática da queima nas florestas, bem como das emissões de gases de efeito estufa.

Gherda Barreto explicou que a FAO reconhece a importância da gestão sustentável dos recursos florestais em Angola, na erradicação da fome, nos desafios das alterações climáticas e na defesa dos recursos naturais e da rica biodiversidade nacional.

A FAO, frisou, tem apoiado o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente a ter acesso aos recursos preparatórios para o reforço da capacidade institucional na geração de dados para apoiar a elaboração de projectos que foram abordados no workshop.

A representante da FAO garantiu disponibilidade total em continuar a fazer acompanhamento técnico nos desafios ambientais e climáticos em Angola, através da experiência nacional e internacional para promover a gestão sustentável dos recursos florestais. O workshop sobre Gestão Sustentável de Fogos foi realizado pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente em parceria com a FAO. Participaram no evento representantes dos ministérios da Agricultura e Pescas, Economia e Planeamento e do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...