Os países africanos produtores de petróleo que planeiam iniciar um Banco Africano de Energia (AEB) de 5 mil milhões de dólares em 2025 levantaram 45% do capital inicial.
De acordo com a publicação desta quinta-feira, Omar Farouk Ibrahim, secretário-geral da Organização Africana de Produtores de Petróleo (OAPP), disse que Angola, Nigéria e Gana estão entre os financiadores iniciais do banco.
O banco pretende colmatar uma lacuna de financiamento provocada pela mudança dos investidores tradicionais de petróleo e gás para energias renováveis.
Ibrahim, falando à margem da conferência Angola Oil and Gas, que decorre em Luanda, disse que os países angariaram os fundos antes do seu estabelecimento legal.
O secretário-geral disse que os ministros do petróleo de África se vão reunir no dia 1 de Novembro para finalizar a data de lançamento do banco, que terá sede na Nigéria.
“Percorremos um longo caminho. Acredito que somos o primeiro banco de desenvolvimento a progredir da conceptualização até à quase concretização em pouco mais de dois anos”, disse.
Em Junho, o Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), o principal financiador do projecto, assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Organização Africana de Produtores de Petróleo (OAPP) para estabelecer o banco.
O governo federal disse que a Nigéria ganhou a candidatura para acolher a sede do Banco Africano de Energia.