28 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Angola eleita vice-presidente da WAFF

PARTILHAR

A vogal de direcção do Conselho Jurisdicional do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Celeste Maria Tchiama, foi eleita primeira vice-presidente da Federação Internacional de Futebol para Amputados (WAFF – sigla em inglês).

A angolana foi eleita por unanimidade num universo de 31 votos, dos quais de Angola, Camarões e Uganda, durante o Congresso da WAFF, nos Estados Unidos da América, através da plataforma Zoom.

A organização é agora liderada por Arif Umit, da Turquia, em substituição do norte-americano Richard Hossmen, que esteve no cargo desde 2012.

Membro do CPA desde 2006, Celeste Tchiama ocupou-se, na última década, da área que responde pelo futebol, num período em que Angola se sagrou vice-campeã e campeã do mundo, em 2014 e 2018, respectivamente, no México.

 - portal de angola
Membro do CPA desde 2006 Celeste Tchiama na foto ocupou se na última década da área que responde pelo futebol num período em que Angola se sagrou vice campeã e campeã do mundo em 2014 e 2018 respectivamente no México<br >DR

A dirigente esteve igualmente envolvida na conquista do Campeonato Africano, disputado em 2019, em Benguela, além fazer parte da Comissão Instaladora para a revitalização da Confederação Africana.

Para a nova primeira vice-presidente da WAFF, os desafios que se impõem são enormes, destacando-se a necessidade da filiação no Comité Paralímpico Internacional.

Explicou que, actualmente, a modalidade é apadrinhada pela União Europeia de Futebol, não participando, por isso, nos Jogos Paralímpicos.

Recorde-se que o presidente do CPA, Leonel da Rocha Pinto, lidera igualmente o Comité Paralímpico Africano e é membro da Comissão Executiva do Comité Paralímpico Internacional.

Por seu lado, o secretário-geral do CPA, António da Luz, é o tesoureiro do Comité Paralímpico Africano e presidente da Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas – África, para a região sul.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...

Projecto Angola LNG de 12 mil milhões de dólares planeia expansão à medida que aumenta a procura de gás

Os fornecimentos adicionais esperados de gás natural durante o próximo ano levaram o consórcio que opera o projecto Angola...

Haja Homem!

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Em qualquer geografia do mundo mais politicamente consolidada do ponto de vista democrático, entenda-se democracia...