As repúblicas de Angola e da Hungria assinaram, recentemente, um acordo de cooperação entre ambos os países no domínio do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação.
O acordo foi assinado pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, que deslocou-se à cidade de Budapeste, Hungria, a 30 de Outubro, e pelo seu homólogo, László Palkovics.
Em 2020, os dois países já haviam assinado um memorando para permitir o envio, anualmente, de 50 jovens angolanos em universidades locais, no âmbito da cooperação e intercâmbio educacional “Stipedium Hungaricum”.
O programa da ministra angolana, que decorre até 4 deste mês, envolve também visitas à várias instituições de ensino superior húngaras, assim como um encontro com estudantes angolanos bolseiros na Hungria.
Maria do Rosário Bragança faz-se acompanhar de uma delegação de quadros séniores do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), entre os quais o director-geral do INAGBE, Milton Chivela, e do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).
As relações de cooperação entre a República de Angola e a República da Hungria foram estabelecidas em 1997 por via da assinatura do Acordo de Cooperação Económica e Técnico-Científica.
De 1977 a 1981 foram assinados vários acordos nos domínios da Agricultura, da Cultura, do Comércio e da Saúde.
Entre os dois países, foram assinados acordos de intercâmbio entre o Instituto de Relações Internacionais de Angola e o Instituto de Relações Internacionais e Comércio da Hungria, o memorando de Entendimento entre os ministérios da Agricultura e Florestas.
Os dois países assinaram, ainda, em 2019, um acordo de supressão de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviços, e o acordo de cooperação económica e técnico-científico.