26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Angola alberga secretariado parlamentar da CPLP

PARTILHAR
FONTE:Angop

Angola vai albergar, nos próximos tempos, o Secretariado Executivo da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou em Luanda, o secretário Manuel Augusto.

O secretário para as Relações Internacionais do Bureau Político do MPLA falava à imprensa no final de um encontro de trabalho, com deputados do Brasil, no quadro da visita de Estado que o Presidente Lula da Silva efectua a Angola de 24 a 27 do corrente mês.

“Por essa razão, a nossa delegação era integrada também pela direcção do Grupo Parlamentar do MPLA que tiveram a oportunidade de discutir, com os seus homólogos brasileiros, formas práticas para sairmos do discurso e passarmos para a acção na cooperação parlamentar”, referiu.

Segundo Manuel Augusto, parlamentares brasileiros e angolanos passaram em revista a situação política, económica e social de cada um dos países, assim como as formas de reforçar as relações entre o Grupo Parlamentar do MPLA e os deputados ao Congresso do Brasil.

Nesta vertente, disse que houve uma troca de impressões muito frutuosas que serviu para o estabelecimento de alguns programas, a serem executados o mais rápido possível.

Para si, a importância deste encontro de trabalho transcende as relações entre Angola e o Brasil, porquanto os dois países são membros da CPLP que, nos próximos dias, realizará a sua cimeira de Chefes de Estado e de Governo em São Tomé e Príncipe.

O presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, participou do encontro, realizado na sede deste partido que governa Angola.

Na ocasião, o presidente do Grupo de Amizade Parlamentar Brasil – Angola, Márcio Marinho, manifestou a pretensão do recomeço de uma nova história na relação entre os dois países, envolvendo os governos eleitos democraticamente.

Por isso, considerou positivo o referido encontro pela abordagem de temas importantes, com destaque para a segurança alimentar, ciência e tecnologia, agricultura familiar, saúde, anemia falciforme, banco de leite, infraestruturas, entre outros.

O deputado federal republicano garantiu que todas as matérias, a serem aprovadas e encaminhadas ao parlamento brasileiro, no quadro da cooperação com Angola, merecerão uma atenção especial.

“Angola pode contar com o Parlamento brasileiro. Estaremos apoiando, carimbando com toda a energia e segurança todo o tipo de acordo entre os executivos de Angola e do Brasil, para o fortalecimento desta relação bilateral”, concluiu o presidente do Grupo de Amizade Parlamentar Angola e Brasil, existente há mais de seis anos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Terá a AIMA competência para decretar o fim do visto CPLP?

Em Portugal, a autorização do visto CPLP termina até final de junho. A Agência para a Integração, Migrações e...

Angola engajada em corresponder aos anseios dos jovens

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, reafirmou, esta terça-feira, em Genebra, Suíça, o engajamento de...

Cidadãos da CPLP e G20 isentos de pagamento de visto para Angola

Os cidadãos de países da CPLP ou do G20 vão estar isentos do pagamento de visto de negócios ou...

Conselho de Ministros da CPLP prepara cimeira de São Tomé

Os chefes da diplomacia lusófona debateram em São Tomé, a possibilidade do aumento das quotas dos países-membros da CPLP...