26.4 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Andulo domina festival de trova, música, teatro e poesia no Bié

PARTILHAR

O município do Andulo foi o destaque do festival provincial de trova, música popular, teatro e poesia do Bié, com três premiações, sendo um primeiro lugar e dois segundos, actividade decorrida no fim-de-semana, na cidade do Cuito.

Esta municipalidade venceu na categoria de trova, com o concorrente João Baptista Generoso, que superou os opositores do Cunhinga, nomeadamente José Luís do Cuito e Justino Tito Guido, que ficaram nas posições seguintes.

O Andulo ficou ainda com os segundos lugares das categorias de vozes femininas e poesia em línguas nacionais, com Isilda Wanga Caiaia e Laurindo Tchatulica, respectivamente.

Cuito, Catabola e Cunhinga tiveram duas premiações cada, enquanto Chinguar, Camacupa e Chitembo uma cada.

Participaram mais de 40 concorrentes dos nove municípios desta província.

Vencedores por categoria

Vozes femininas (música)

1º Catabola – Verónica Pedro, 220 pontos

2º Andulo – Isilda Wanga Caiaia, 200 pontos

2º Chitembo – Augusta Chimuma, 136

Poesia em línguas nacionais

1º Camacupa – Manuel Chipucapuca, 204 pontos

2º Andulo – Laurindo Tchatulica, 200 pontos

3º Catabola – Rodrigues Sahissinja, 54 pontos

Teatro

1º Cuito – Colectivo de Artes Olombangui, 99 pontos

2º Chinguar – Grupo de Artes Ombembwa, 96 pontos

3º Cuito – Grupo Omaveto Veya, 83 pontos

Trova

1º Andulo – João Baptista Generoso, 95 pontos

2º Cunhinga – José Luís do Cuito, 88 pontos

2º Chunhinga – Justino Tito Guido, 80 pontos

Os primeiros classificados receberam cada 300 mil kwanzas, os segundos 200 mil e os terceiros 150. Os demais foram contemplados com 15 mil como prémio de participação.

A actividade decorreu no âmbito das festividades do centenário de nascimento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Nelson Quintas, fez saber que a realização do festival visa potenciar as valências culturais desta região do território nacional, através do incentivo da participação activa de todos os membros da sociedade no resgate e promoção do património cultural.

Na sua intervenção, o administrador municipal do Cuito, Abel Guerra Paulo, enalteceu a realização do evento, tendo considerado os festivais nacionais eventos de afirmação cultural, que concorrem para a livre expressão das diversas formas de manifestações, que visam o fortalecimento da unidade nacional.

Para o administrador, o enquadramento deste festival no centenário de Agostinho Neto é sinónimo de reconhecimento do papel que a cultura e as artes tiveram na formação da angolanidade, sobretudo na luta pela liberdade da nação e na preservação da integridade social.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

YMCA: os 180 anos de associação cristã que ganhou Nobel da Paz, virou hit musical e inventou o vôlei

A Londres pós-Revolução Industrial vivia um alvoroço social. De um lado, a falta de legislação trabalhista fazia com que...

Ministro augura para breve aumento da pensão dos antigos combatentes

O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, prevê, para breve,...

Músicos revivem momentos inesquecíveis

Durante uma conferência de imprensa que ambos protagonizaram antes do concerto da segunda edição do projecto "Origens: Kizomba”, os...

Governador reitera cooperação com igrejas na resolução dos problemas das comunidades

O governante falava na missa de acção de graças da Igreja Católica, no quadro da sua visita de trabalho...