27.4 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Alves da Rocha: “Novas notas do Kwanza são um procedimento normal”

PARTILHAR
FONTE:RFI

As novas notas do Kwanza vão entrar em circulação a partir de 30 de Julho substituindo as antigas, tendo os mesmos valores faciais. Aliás a série de 2020 vai circular ao mesmo tempo que a actual “série de 2012”, isto até à sua substituição completa no mercado.

José de Lima Massano, governador do Banco Nacional de Angola, disse que a introdução das novas notas do kwanza não trará motivos para pânico no mercado de bens e de serviços, acrescentando que as novas notas contêm elementos de segurança, de modernidade e de durabilidade.

Para o economista Alves da Rocha, director do Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da Universidade Católica de Angola, são procedimentos normais e não haverá nenhum impacto nos mercados porque o valor facial das notas mantém-se igual.

O economista adiantou ainda que 2020 será novamente um ano de recessão para Angola, mas isto é devido à dependência do país pelo petróleo e claro à pandemia de Covid-19 que não ajudou o país lusófono em termos económicos.

Recorde-se que as novas notas do Kwanza vão entrar em circulação a partir de 30 de Julho. Um lançamento faseado com a nota de 200 kwanzas a ser a primeira introduzida no mercado.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Kwanza será aceite na África do Sul e Namíbia

As equipas do Banco Nacional de Angola já estão em fase muito adiantada para implementar, até finais de Setembro,...

Queda histórica do kwanza

A moeda nacional de Angola desvalorizou-se na tarde desta segunda-feira (26.06) para mais de 800 kwanzas por dólar pela...

Economistas pedem medidas para evitar queda do kwanza

Economistas angolanos pedem estratégias para o controlo da inflação e a criação de mais produtos visando combater a queda...

Kwanza substitui Escudo há 45 anos

Criada a 11 de Novembro de 1976, nos termos dos artigos 8.º e 30.º da Lei Constitucional - o...