26.4 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Afeganistão: Jornalistas ao serviço da ONU já foram libertados

PARTILHAR

Os dois jornalistas estrangeiros, que estavam ao serviço da Organização das Nações Unidas (ONU) no Afeganistão, e vários colegas afegãos, detidos em Cabul, já foram libertados, noticiou o site Notícias ao Minuto.

“Estamos aliviados por poder confirmar que os dois jornalistas que trabalham com o ACNUR [Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados] e os afegãos que trabalham com eles foram libertados em Cabul”, anunciou, em comunicado, a agência da ONU, que tinha comunicado hoje a respetiva detenção.

O jornalista ‘freelance’ e ex-correspondente da BBC Andrew North, que cobre o Afeganistão há duas décadas, estava entre os detidos, segundo avançou a sua mulher, Natalia Antelava.

Desde o seu regresso ao poder, em agosto de 2021, após a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, os talibãs dispersaram a maioria das manifestações da oposição, detiveram algumas vozes críticas do regime e agrediram ou prenderam vários jornalistas.

Quatro activistas feministas desapareceram em Cabul no início do ano, depois de participarem em manifestações contra o regime, despertando a preocupação da comunidade internacional, mas os talibãs negam qualquer envolvimento no caso e asseguram que abriram uma investigação.

Dois jornalistas de um canal de televisão afegão, a Ariana TV, também foram detidos na capital afegã, tendo estado dois dias desaparecidos antes de serem libertados, no início deste mês.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Avião que seguia com seis pessoas a bordo em direção a Moscovo “desapareceu” dos radares

A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsiya) confirmou o desaparecimento de um voo 'charter' no norte do...

Afeganistão: Sismo de sábado fez “mais de 1.000 mortos”

Um novo sismo, de magnitude 6,3, sacudiu o oeste do Afeganistão às 05H10 (hora local) desta quarta-feira. O epicentro...

Jornalistas angolanos e o dilema da investigação na luta contra corrupção num contexto de censura

A censura nos órgãos públicos de comunicação social em Angola está a condicionar a prática do jornalismo de investigação,...

Faleceu aos 78 anos Siona Casimiro, decano dos jornalistas de Angola

Nascido 12 de Maio de 1944 em Matadi, na actual República Democrática do Congo, no seio de uma família...