27.4 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Adriano Maleiane é o novo primeiro-ministro de Moçambique

PARTILHAR

O exonerado ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, é o novo primeiro-ministro de Moçambique, anunciou nesta quinta-feira, 3, o Gabinete de Imprensa da Presidência da República.

Maleiane vai assim substituir Agostinho do Rosário, que foi também afastado por Filipe Nyusi na remodelação governamental iniciada ontem.

Para a pasta da Economia e Finanças foi nomeado Ernesto Max Elias Tonela, que ocupava o Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

Ele terá como vice, Amílcar Paia Tivane, uma das caras novas do Executivo.

Ainda de acordo com a nota da Presidência, Carlos Alberto Fortes Mesquita deixa o Ministério da Indústria e Comércio e assume o das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, que estava a cargo, até ontem, de João Osvaldo Machatine.

Lídia de Fátima da Graça Cardoso, que foi exonerada hoje o cargo de vice-ministra da Saúde, foi promovida a ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, no lugar de Augusta de Fátima Charifo Maita.

Quanto a caras novas, além de Tivane, o Presidente Filipe Nyusi escolheu Carlos Joaquim Zacarias, para o cargo de ministro dos Recursos Minerais e Energia e Silvino Augusto José Moreno, ministro da Indústria e Comércio.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...