A Abu Dhabi National Oil Co. acordou comprar a produtora química Covestro AG à Alemanha por cerca de 11,7 mil milhões de euros, naquela que se espera ser a maior aquisição de uma empresa europeia no Médio Oriente.
A Adnoc e a Covestro disseram que a aquisição vai avaliar a empresa alemã em 62 euros por ação e depende do produtor de petróleo de Abu Dhabi receber pelo menos 50% mais uma ação na sua oferta pública. O negócio seria a maior aquisição da Adnoc e dar-lhe-ia o controlo de uma grande empresa industrial europeia com raízes que remontam ao século XIX.
O CEO da Adnoc, Sultan Al Jaber, que presidiu a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima COP 28, no Dubai, em Novembro de 2023, tem vasculhado o mundo em busca de aquisições, munido de vastas receitas petrolíferas que já transformaram a empresa num dos comerciantes de energia mais activos do mundo.
Adquiriu participações em projetos de gás nos EUA e em Moçambique nos últimos meses. Os produtos químicos são uma grande parte deste impulso, uma vez que se verifica um crescimento nos produtos utilizados para fabricar bens como os plásticos, enquanto a transição energética abranda a procura de petróleo.
O acordo para a Covestro surge mais de um ano após o início das negociações, com a Adnoc a oferecer inicialmente 55 euros por ação e a aumentá-lo várias vezes, noticiou a Bloomberg News. A oferta acordada representa um prémio de cerca de 11% sobre o preço de fecho da Covestro na segunda-feira, bem como um prémio de 54% sobre o preço de 19 de junho de 2023, o último dia completo de negociação antes da Bloomberg News revelar a abordagem inicial da Adnoc.
Como parte do acordo, a Adnoc após o fecho assinará um aumento de capital que dará à Covestro cerca de 1,2 mil milhões de euros em novo capital. A empresa dos Emirados Árabes Unidos também não está a planear um acordo chamado dominação que poderia dar a Adnoc um amplo controlo de um alvo alemão. A Adnoc disse que vai financiar a aquisição com dinheiro em caixa.