25.2 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Acusados de vender testes falsos estão em liberdade condicional

PARTILHAR

O chefe do Departamento Provincial de Saúde Pública na Huíla, Hélio Tchiangalala, detido no último fim-de-semana pela Polícia Nacional, acusado de envolvimento na venda de testes falsos da Covid-19, foi posto, ontem, em liberdade condicional, mediante termo de residência.

Segundo o porta-voz daquele departamento, Jeremias Kayeye, que prestou a informação em conferência de imprensa, foram, também, postos em liberdade condicional, os dois técnicos administrativos da Secção Municipal da Saúde do Lubango, acusados de venderem testes com resultados negativos falsificados da Covid-19, no Aeroporto Internacional da Mukanka.

Entretanto, as autoridades reforçaram o sistema de controlo de obtenção de resultados de testes à Covid-19, garantiu, o porta-voz da Saúde Pública, Jeremias Kayeye.

Jeremias Kayeye esclareceu que, para efectuar o teste da Covid-19, antes, se deve pagar o valor determinado. Explicou que o pagamento dos testes, independentemente da tipologia, é feito na Conta Única do Tesouro. “Mediante a exibição do comprovativo, efectua-se o teste, para seguidamente, em função do resultado, o cidadão receber o certificado.

Esclareceu que no âmbito das acções de prevenção e combate à Covid-19, foram criados, na cidade do Lubango, província da Huíla, dois postos de testagem, junto ao Hospital Sanatório e ao Aeroporto Internacional da Mukanka, arredores da cidade do Lubango.

“Não é o chefe do Departamento de Saúde Pública que assina o comprovativo dos testes da Covid-19, mas sim, o especialista em laboratório”, sustentou.

Informou que, qualquer pessoa que queira efectuar o teste, primeiro, faz o cadastramento no Gabinete Provincial da Saúde Pública, onde é dado um número a apresentar na delegação das Finanças para o depósito do valor a ser canalizado na Conta Única do Tesouro. “E isso tem sido feito”, referiu.

Anunciou que a província da Huíla realizou até ontem, mais de mil testes da Covid-19.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Tribunal Supremo nega liberdade condicional a Augusto Tomás

O Tribunal Supremo (TS) negou a liberdade condicional a Augusto Tomás, ex-ministro dos Transportes, condenado a sete anos e...

Eleições Gerais de 2022: Governadora de Luanda diz que oposição venceu eleições na capital por vender “sonhos”

Governadora de Luanda aponta também derrota do MPLA na capital com "falta de entrosamento" apesar de "terem feito muito",...

Jovens acusados de danificar autocarros serão julgados segunda-feira

Um grupo de 20 indivíduos, detidos, sexta-feira, pela Polícia Nacional, sob acusação de estarem envolvidos nos actos de vandalismo...

Estado português pode vender suas posições na Galp e na TAP no próximo ano

O ano de 2023 promete não ser fácil para o Estado português, com os juros a subir e um...