AFP
As acções da Petrobras tiveram forte queda na Bovespa nesta sexta-feira, após, a pedido do governo, a petroleira decidir voltar atrás em sua decisão de aumentar os preços do diesel.
Por volta de 13h, os títulos ordinários da empresa recuavam 6,23%, enquanto os preferenciais caíam 5,45%, afetando o índice Ibovespa, que cedia 0,59%.
A Petrobras anunciou na quinta-feira que elevaria em 5,7% o preço do diesel, seguindo a evolução dos mercados internacionais.
Contudo, ontem à noite emitiu um comunicado afirmando que revisitou sua posição e comprovou que “há margem para espaçar mais alguns dias o reajuste no diesel”.
A decisão foi atribuída por analistas a temores de uma greve dos caminhoneiros como a que paralisou o país por dez dias em maio de 2018.
“Ao intervir na política de preços do diesel da Petrobras, existem dúvidas se o governo, para tomar tal decisão, possui algum nível privilegiado de informação em relação à uma possível paralisação de caminhoneiros”, afirma em nota de análise a consultoria Infinity Assets.
“Ainda assim, ao intervir no aumento de preços, o temor é de que as privatizações possam sofre igual ingerência”.