25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Aberto III curso de mestrado em metodologias de língua portuguesa

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

O III curso de mestrado em metodologia de ensino da língua portuguesa ao nível do ensino secundário, no Instituto de Ciências de Educação de Cabinda (ISCED), foi aberto quinta-feira em cerimónia presidida pela ministra do Estado para Área Social, Dalva Rigote Allen.

Na ocasião, Dalva Allen sublinhou que a concretização desta formação surge no quadro da colaboração com a Universidade de Aveiro de Portugal e visa formar formadores ao nível de mestrados.

sob a égide da cooperação com Portugal com base no Memorando de Entendimento, celebrado entre Angola e Portugal.

A ministra recordou que a primeira edição abrangeu três cursos de mestrado, nomeadamente em metodologia de ensino, especificamente de educação de infância, primária e ensino da língua portuguesa para o ensino secundário.

Dalva Allen defendeu a criação e disponibilização deste tipo de oferta para a contínua implementação do programa nacional de formação e gestão de pessoal docente, enquanto instrumento de política e de educação do ensino superior.

Para tal, sublinhou que esse objecto deve assegurar as funções docentes na educação pré-escolar, no ensino primário e secundário, para que seja desempenhado por professores qualificados e à altura dos desafios do presente e do futuro, em prol da contínua melhoria da qualidade do sistema de ensino.

A governante referiu também que, na realização e direito da educação e qualidade do ensino, o Estado tem um papel reservado para estabelecer regras e regulamentar normas e padrões.

E, neste sentido, adiantou, o Executivo Angolano tem como um dos pilares fundamentais e prioritários o desenvolvimento do capital humano, com ênfase nas acções focais no domínio da educação, saúde, emprego, empreendedorismo e formação técnico-profissional, ciência e tecnologia e inovação.

Os ministeriais da Educação e Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, frisou a ministra, devem desenvolver, mediante acordos e convénios e instrumentos jurídicos, a busca incessante de instrumentos e instituições reconhecidas de notoriedade internacional para a concessão e realização dos objetivos preconizados pelo Executivo, consubstanciados na formação e qualificação do capital humano, no quadro das relações e cooperação científica.

Indicou ainda que a expansão dos cursos de mestrado de metodologias de ensino abrangeu a Faculdade de Ciências e Serviços Sociais da Universidade de Luanda, com a abertura do Curso de Intervenção Educativa e, num futuro breve, a oferta de cursos de pós-graduação em metodologias específicas para atender outras áreas de ensino, como biologia, química, física, matemática, com o financiamento e comprometimento da cooperação portuguesa em Angola.

A ministra destacou os resultados alcançados com a cooperação com Portugal no domínio da formação de gestão de docentes, por permitir, na primeira intervenção, a formação de 64 mestres distribuídos por três especialidades, designadamente metodologias específicas de ensino de educação pré-escolar, para o ensino primário em língua portuguesa, e o ensino secundário nos magistérios da Huíla, Benguela e Luanda.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cabinda ganha novo centro prisional com infra-estruturas de formação académica

Um novo centro prisional vai ser inaugurado, nos próximos dias, em Mabembe, município de Cacongo, em Cabinda, com infra-estruturas...

Embaixador realça importância do Terminal de Águas Profundas

O embaixador da China em Angola, Zhang Bin, sublinhou as vantagens que o Terminal de Águas Profundas do Caio,...

Cabinda: Ataques da FLEC deixam aldeias despovoadas

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, chegou esta manhã a Luanda, para um encontro de...

Jucarente recupera carteiras danificadas da escola José Marti

A acção está direcionada às instituições do ensino públicas e privadas, tendo o acto de lançamento contado com...