27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

A “Unidade Nacional” pode ajudar Moçambique a ultrapassar os seus desafios, diz Calton Cadeado

PARTILHAR

A “Unidade Nacional” pode ajudar Moçambique a ultrapassar os seus atuais desafios, mas o conceito deve ser actualizado, diz o académico moçambicano Calton Cadeado.

Nesta entrevista, que abre a série “Moçambique – Unidade Nacional?”, Calton Cadeado recorda, por exemplo, que a ideia de Unidade Nacional foi fundamental na luta pela independência nacional.

Nessa fase de libertação, diz Cadeado, “o primeiro grande desafio foi consciencializar as pessoas sobre a opressão e mostrar a dimensão do Estado, porque os makondes apenas conheciam os makondes; os makuas só conheciam os macuas da sua zona; os yaos apenas conheciam os yaos… era preciso mostrar que Moçambique era mais do que a comunidade yao da sua aldeia”.

Hoje, na leitura de Cadeado, “já é diferente, já se pensa Moçambique (…) estamos miscigenados, mas não deixa de haver a instrumentralização. Há alguns que continuam a instumentalizar”.

Por outro lado, Cadeado nota que, entre os políticos, “reduziu a enfâse na Unidade Nacional e há partidos que nem sequer falam” disso.

Mesmo assim, Cadeado acredita que a essência do conceito pode ser resgatada para o bem do país.

Calton Cadeado é professor e investigador na Universidade Joaquim Chissano, especializada em relações internacionais, em Maputo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...