25 C
Loanda
Sábado, Outubro 12, 2024

A RD Congo quer reduzir o controlo da China sobre o sector mineiro e apostar fortemente no Corredor do Lobito

PARTILHAR
FONTE:Bloomberg

O Ministro responsável pelo sector mineiro da República Democrática do Congo disse que o país está a cortejar novos investidores para os seus depósitos de metais importantes de classe mundial, à medida que procura diversificar a propriedade na sua indústria, que é actualmente dominada pela China.

O plano inclui a simplificação dos processos de pagamento de alfândegas e impostos, juntamente com uma parceria com os Emirados Árabes Unidos, disse em entrevista o Ministro das Minas, Kizito Pakabomba.

O país está também a planear renovar uma linha ferroviária que possa ser utilizada para transportar minerais para que as cargas possam ser mais facilmente exportadas a partir do Corredor do Lobito, em Angola, posicionado mais perto dos mercados dos EUA e da Europa, disse.

A RD Congo quer “atrair melhores investidores, mais investidores e investidores diversificados”, disse Pakabomba.

As ambições surgem numa altura em que o país continua a desempenhar um papel fundamental nos mercados internacionais de metais, enquanto se encontra no centro de uma concorrência entre a China, os EUA, a UE e outros países que disputam o acesso a minerais críticos.
A RD Congo ultrapassou recentemente o Peru para se tornar o segundo maior produtor de cobre e é de longe a maior fonte mundial de cobalto. Ambas as mercadorias são fundamentais para a transição energética global.

O governo procura fazer “escolhas estratégicas” sobre quem dirige as minas do Congo, disse o ministro, dando o exemplo deste ano da decisão do Estado de se opor a uma proposta de venda da empresa mineira de cobre e cobalto Chemaf Resources Ltd., apoiada pelo Grupo Trafigura, à chinesa Norin Mining Ltda.

Leia mais aqui: A empresa chinesa Zijin diz que avançará com o disputado projeto gigante de lítio na RDC

O governo da RD Congo tem vindo a ficar cada vez mais frustrado com a sua falta de influência sobre a sua indústria mineira, especialmente no cobalto, um ingrediente chave em muitas baterias de veículos eléctricos. O país foi responsável por cerca de três quartos da produção global do metal no ano passado, mas um aumento da produção das empresas mineiras do país – especialmente a CMOC Ltd. da China – fez subir os preços para os níveis mais baixos em oito anos.

Leia mais aqui: RD Congo obriga as multinacionais do sector mineiro a aumentarem o conteúdo local, com risco de perderem contratos

O governo está a considerar múltiplas opções para ter mais controlo sobre as exportações de cobalto, disse Pakabomba. O Ministro disse ainda que o projecto ferroviário do Corredor do Lobito, em Angola, é uma grande parte da sua estratégia para a indústria.

O governo está a avaliar como melhorar a ligação ferroviária desde o centro mineiro de Kolwezi até à fronteira RD Congo-Angola, que se ligaria então a uma linha terminal no porto de Lobito, no Oceano Atlântico, disse Pakabomba. O Corredor do Lobito “permitir-nos-á diversificar as diferentes rotas de exportação para que não nos dirijamos apenas para Leste”, afirmou.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Congo, Therese Kayikwamba Wagner, também reiterou a opção do seu país pelo Corredor do Lobito, dizendo que o país iria lançar um concurso para reconstruir o lado congolês do caminho de ferro. “Acho que há muitas empresas que já estão a alinhar” com o projeto em mente, disse ela.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Petróleo cai após forte subida, enquanto a China retém novos estímulos e o Médio Oriente mantém-se num impasse

O petróleo caiu a pique quando o principal responsável pelo planeamento económico da China terminou um briefing muito aguardado...

Comissão Europeia obtém apoio dos Estados-Membros da EU para impor tarifas até 45% sobre veículos elétricos chineses

A Comissão Europeia anunciou na sexta-feira que recebeu apoio suficiente dos Estados-Membros da UE para impor tarifas pesadas de...

Bolsas da China sobem no maior rali num só dia desde 2008 devido aos estímulos económicos do governo

As ações chinesas registaram os seus maiores ganhos diários em 16 anos na segunda-feira, com as ações domésticas A...

Corredor do Lobito: O paradoxo dos recursos naturais da República Democrática do Congo

Falar do Corredor do Lobito já não é novidade. A primeira e única viagem do Presidente cessante dos Estados...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema