A Microsoft e a BlackRock anunciaram a criação de um fundo de investimento em Inteligência Artificial (IA) de 30 mil milhões de dólares que permitirá à Microsoft construir data centers e projetos de energia para atender às demandas de IA, de acordo com o Financial Times .
A nova unidade de investimento em infraestrutura da BlackRock, a Global Infrastructure Partners, está a lançar um grande fundo de investimento com a Microsoft e a MGX de Abu Dhabi como parceiras gerais. A Nvidia fornecerá consultoria sobre design e integração de fábricas.
O FT escreveu que a parceria visa lidar com as enormes necessidades de energia e infraestrutura do desenvolvimento de IA, que devem sobrecarregar os sistemas de energia atuais. As demandas de computação da IA excedem em muito as tecnologias passadas.
A parceria busca levantar até 30 mil milhões de dólares em capital privado, com planos de alavancar mais 70 mil milhões de dólares em dívida.
O presidente da Microsoft, acrescentou: “O país e o mundo vão precisar de mais investimento de capital para acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de IA necessária. Esse tipo de esforço é um passo importante.”
O próximo fundo é o mais recente esforço da Microsoft para atender às crescentes necessidades de energia de IA generativa e computação em nuvem. No início deste ano, a Microsoft comprometeu 10 mil milhões de dólares para projetos de energia renovável com a Brookfield Asset Management e visa 100% de energia com zero carbono até 2030, concluiu o Financial Times .
A Agência Internacional de Energia prevê que o consumo global de eletricidade por data centers poderá exceder 1.000 terawatts-hora até 2026, mais que o dobro do nível de 2022.
Nos EUA, que abriga um terço dos data centers do mundo, a demanda por eletricidade está aumentando pela primeira vez em 20 anos. Um relatório da Grid Strategies mostra que as projeções de demanda por eletricidade de cinco anos nos EUA quase dobraram, de 2,6% para 4,7%.