29 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Banco BAI Micro Finanças abriu agência

PARTILHAR

 - portal de angolaA província de Cabinda conta desde ontem com um novo balcão do Banco BAI Micro Finanças (BMF), para conceder crédito a pequenos e médios empreendedores e a empresas daquela  região.
Com a inauguração do novo balcão de Cabinda, presidida pelo governador da província, Mawete João Baptista, o BMF conta agora com 15 agências instaladas em Benguela, Luanda, Huíla, Uíge, Ma­lange e Huambo.
O BMF disponibiliza 30 produtos bancários, entre os quais crédito agrícola ao investimento, empresarial, compra de máquina de gelados, micro propina, kit de engraxador, jovem empreendedor, micro salário, campanha agrícola, micro Fixe Mais, formação, casamento, automóvel, alfandegário e micro crédito amigo. O presidente da comissão executiva do BFM, Ari de Carvalho, disse na cerimónia de inauguração que, durante os sete anos de existência, a instituição bancária que dirige tem vindo a participar positivamente no desenvolvimento humano e na redução das assimetrias sociais.
“O Banco BAI Micro Finanças tem vindo a dar prioridade a uma cultura de poupança e de investimento em micro, pequenas e médias áreas de negócios em Angola, com cerca de 60 mil clientes, que actualmente registam um retorno de crédito à volta dos 95 por cento e uma carteira institucional de crescimento de 103 por cento no ano passado. O incremento do volume de negócios do BMF resulta de uma equipa dinâmica e de oferta de produtos e soluções financeiras aos clientes”, disse.
O vice-governador para a Área Económica, Macário Lembe, disse que a abertura do balcão do BFM vai impulsionar o aumento da produção na região, através da captação financeira dos particulares e das empresas que pretenderem investir em vários sectores.
O governante sublinhou que o Executivo central está a trabalhar para combater a fome e a pobreza, por isso, os bancos comerciais devem continuar a desempenhar o seu papel, para o bem-estar social.
O representante da delegação regional do Banco Nacional de Angola (BNA) em Cabinda, Miguel Banganga, sublinhou que a inauguração do novo balcão vai acudir às necessidades das populações, principalmente dos que precisam potenciar os seus pequenos negócios. Miguel Banganga adiantou que o BNA tem estado a apelar aos bancos comerciais para se instalarem nos municípios, para que as populações do interior possam também beneficiar dos serviços bancários.

Na ocasião, o governador de Cabinda, Mawete João Baptista, pediu aos responsáveis do BFM que não se limitem a conceder micro crédito à cidade de Cabinda, mas que estendam aos municípios do Belize, Buco-Zau e Cacongo, onde residem camponeses. O Banco BAI Micro Finanças (BFM) iniciou a sua actividade há sete anos, com um capital social de 19 milhões de dólares norte-americanos. O Banco Angolano de Investimento (BAI) e a empresa petrolífera norte-americana, Chevron, são os principais accionistas da instituição bancária.

Fonte: Jornal de Angola

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...