27 C
Loanda
Segunda-feira, Outubro 14, 2024

Embaixador de Angola no Congo valoriza relações entre os dois países

PARTILHAR

 - portal de angolaO embaixador de Angola no Congo, Pedro Fernando Mavunza, reiterou, em Brazzaville, a excelência das relações bilaterais entre os dois países que se vão reforçar no quadro da integração regional.

Na sua breve intervenção durante a recepção que ofereceu, na sua residência oficial, por ocasião do 37° aniversário da independência angolana, Pedro Mavunza sublinhou que as relações entre os dois países datam do tempo da luta de libertação e que se vão reforçando cada vez mais rumo a uma melhor aproximação no quadro da integração regional e continental.

Destacou o papel desempenhado pelo Congo, o seu Governo e povo na vitória alcançada pelas populações angolanas com a ascensão de Angola à independência, cujo aniversário se festeja anualmente a 11 de Novembro.

Angola e o Congo, disse mais adiante, concertam-se sempre no quadro das preocupações bilaterais e cooperação multifacética, além de trocar e harmonizarem as suas posições sobre as candentes questões de âmbito regional, continental e internacional.

Recordou a recente visita efectuada pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, durante a qual teve um encontro de trabalho com seu homologo congolês, Basile Ikouébé.

O início da recepção foi marcado pela execução dos hinos dos dois países e pela observação de um minuto de silêncio em memória de todos que sacrificaram as suas vidas pela conquista da independência, a salvaguarda da integridade territorial e da unidade do povo angolano.

Além do ministro congolês da Cultura e Artes, Jean-Claude Ngakosso, que representou o Governo do Congo, notou-se a presença dos chefes das missões diplomáticas e consulares e representantes das organizações Internacionais acreditas no Congo.

Estiveram também presentes, entre outras individualidades, o político congolês Claude Ndalla (Graille), conselheiro especial do presidente Denis Sassou-N’Guesso, o presidente da Associação Congolesa de Amizade com os Povos (ACAP), Vital Balla, e os cônsules gerais de Angola em Ponta-Negra, António Tômbia, e em Dolisie, departamento de Niari, a Sul de Brazzaville, André Boa.

Destacaram-se igualmente dois palestrantes, Simão Souindoula e João Maimona, os chefes das escalas das linhas aéreas angolanas (TAAG) em Brazzaville, Congo, e Bangui, República Centro-Africana, bem como membros da direcção da comunidade angolana.

O encerramento do programa de actividades elaborado pela embaixada e iniciado sábado, com a inauguração de uma exposição fotográfica e a apresentação de duas palestras, será marcado, no dia 17 de Novembro próximo, no centro cultural ‘’Angola Livre’’, no Makélékélé, à Sul de Brazzaville, por uma tarde de confraternização com os angolanos radicados nesta capital.

FONTE: Angop

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cristóvão Colombo era espanhol e judeu, revela novo estudo

O famoso explorador Cristóvão Colombo era provavelmente espanhol e judeu, de acordo com um novo estudo genético conduzido por...

Secretário-geral da ONU: ataques contra Unifil ‘podem constituir crime de guerra’

O secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou neste domingo (13) os ataques que feriram membros da força de paz...

Abel Chivukuvuku está de regresso à ribalta da política angolana

O PRA-JA SERVIR ANGOLA liderado por Abel Chivukuvuku (AC) é o novo partido político angolano que o Tribunal Constitucional...

Candidato independente nas eleições de Moçambique ameaça greve nacional se a Frelimo vencer

O candidato presidencial independente Venâncio Mondlane ameaçou na sexta-feira convocar uma greve nacional e paralisar Moçambique se o partido...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema