24.1 C
Loanda
Quinta-feira, Outubro 31, 2024

As receitas da Microsoft aumentam mais fortemente do que o esperado graças à Inteligência Artificial

PARTILHAR
FONTE:Bloomberg

Negócios de computação em nuvem e software Office da Microsoft Corp. impulsionaram um crescimento trimestral das receitas mais forte do que o previsto, um sinal de que os grandes investimentos da empresa em inteligência artificial (IA) estão a começar a dar frutos.

As vendas no primeiro trimestre, terminado a 30 de setembro, aumentaram 16% para 65,6 mil milhões de dólares, informou a empresa em comunicado na quarta-feira. O lucro subiu para 3,30 dólares por ação. Os analistas estimaram, em média, vendas de 64,5 mil milhões de dólares e um lucro por ação de 3,11 dólares, segundo dados da Bloomberg.

A divisão de computação em nuvem Azure reportou um ganho de receitas de 34% no trimestre, ajustado pelas flutuações cambiais. Este abrandou ligeiramente em relação ao crescimento de 35% no período anterior, mas ficou acima da previsão anterior da Microsoft, segundo alguns analistas.

O CEO Satya Nadella renovou a linha de produtos do fabricante de software com modelos de IA do parceiro OpenAI. Procura agora recrutar clientes pagantes suficientes para o software e serviços turbinados para impulsionar o crescimento da Microsoft nos próximos anos.

Ao mesmo tempo, as empresas estão a explorar a capacidade dos centros de dados empresariais para impulsionar o desenvolvimento das suas próprias aplicações de IA, impulsionando a procura nos seus negócios Azure, monitorizados de perto.

Contribuição da IA

Os principais fluxos de receitas relacionados com a IA da empresa enquadram-se em duas categorias – serviços na nuvem e assistentes de produtividade melhorados pela IA integrados no Office, que ajudam os colaboradores a resumir e-mails, transcrever teleconferências e criar apresentações de diapositivos.

A empresa disse que 12 pontos percentuais do crescimento do Azure foram atribuídos à IA, em comparação com 11 pontos no trimestre de junho.

A receita global de cloud da Microsoft, uma combinação de vendas de produtos como o Office e as vendas de cloud Azure, aumentou 22% para 38,9 mil milhões de dólares.

Os resultados foram divulgados um dia depois de a Google, da Alphabet Inc., ter reportado vendas trimestrais de cloud que cresceram mais do que os analistas tinham projetado, atingindo os 11,4 mil milhões de dólares, um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. ano anterior.

Tal como a Amazon.com Inc. e a Google, a Microsoft aumentou as despesas para construir e alugar os centros de dados necessários para alimentar serviços de IA com utilização intensiva de energia.

Os gastos de capital, observados de perto pelos investidores à medida que a Microsoft embarca nesta construção histórica, saltaram para 55,7 mil milhões de dólares no ano fiscal que terminou a 30 de junho. As necessidades de eletricidade de IA da Microsoft são tão significativas que fechou um acordo para comprar energia nuclear de um reator reiniciado em Three Mile Island.

Em julho, a diretora financeira da Microsoft, Amy Hood, previu que o crescimento do Azure continuaria a abrandar no trimestre de setembro, mas disse que os investimentos em centros de dados permitiriam à empresa capitalizar a procura e acelerar o crescimento do Azure no segundo semestre do ano. ano fiscal de 2025.

A Microsoft tem vindo a contratar clientes empresariais para utilizarem os seus serviços Office com IA, que têm um preço de tabela mensal de 30 dólares por utilizador, além do custo do produto Office básico. Devido a esta despesa e porque os produtos ainda estão numa fase inicial de preparação, alguns clientes têm avançado lentamente com testes e implementações.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Meta inclui vozes célebres em chatbot de IA e apresenta óculos de realidade aumentada

A Meta, controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou nesta quarta-feira (25) a inclusão de vozes de celebridades de...

OpenAI negoceia ronda de financiamento avaliando-a acima de 100 mil milhões de dólares

A OpenAI está em negociações para levantar vários bilhões de dólares numa nova rodada de financiamento que avaliaria a...

EUA ponderam aumentar as restrições ao acesso da China a chips de memória de IA

Os EUA ponderam aumentar as restrições unilaterais ao acesso da China a chips de memória de IA e equipamentos...

A Inteligência Artificial ameaça os compromissos climáticos de grandes empresas de tecnologia

O Google divulgou o seu relatório ambiental esta semana. Não é uma leitura reconfortante. Apesar dos melhores esforços da...