27 C
Loanda
Quinta-feira, Outubro 3, 2024

Egito e Etiópia rejeitam declaração dos BRICS sobre proposta de lugares no Conselho de Segurança da ONU para África

PARTILHAR
FONTE:CGSP

Uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros dos BRICS em Nova Iorque terminou sem uma declaração conjunta pela primeira vez desde a fundação do grupo, reflectindo dificuldades em chegar a um consenso com a adição de novos membros no último ano.

A reunião decorreu à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas e deveria produzir um texto sobre uma série de questões, incluindo o conflito no Médio Oriente, os planos para uma moeda comum e as negociações preliminares sobre se mais países BRICS se juntarão à Cimeira marcada para outubro, em Kazan, na Rússia.

Mas a reunião terminou num impasse.

Uma condição estabelecida por diplomatas indianos e brasileiros para a expansão do bloco no ano passado foi que os novos membros apoiassem as aspirações da Índia, do Brasil e da África do Sul a lugares permanentes no Conselho de Segurança da ONU.

No entanto, na reunião dos BRICS em Nova Iorque, o Egipto e a Etiópia, novos membros do BRICS, recusaram-se a assinar a declaração que mencionava a questão, alegando que não havia consenso sobre qual o país que deveria ser o representante de África no órgão máximo da ONU.

Leia mais aqui: “ A Nigéria é “chamada a liderar” em nome de África no Conselho de Segurança da ONU, diz o Ministro dos Negócios Estrangeiros”

O ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro, Mauro Vieira, que presidiu à reunião defendeu que ambos os países compreenderam as condições em que foram aceites nos BRICS no ano passado.

Dada a posição dos egípcios e dos etíopes, Mauro Vieira decidiu encerrar a reunião sem chegar a um acordo sobre a declaração conjunta.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Novo revés para os BRICS: Argélia abandonou candidatura para integrar os BRICS

A Argélia abandonou oficialmente os seus esforços para aderir ao BRICS, grupo inicialmente formado pelo Brasil, Rússia, India, China...

O Brasil vai aderir à Iniciativa do Cinturão e Rota da China?

Embora muitos países da América Latina tenham abraçado avidamente a iniciativa Cinturão e Rota da China (Belt and Road...

África do Sul diz que cinco países confirmam entrada no Brics; Argentina recusa

Egito, Etiópia, Irão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos confirmaram que se juntaram ao bloco Brics depois de terem...

Kremlin considera muito importante trabalho para integrar Arábia Saudita ao Brics

O Kremlin afirmou nesta quarta-feira que considera muito importante o trabalho para integrar a Arábia Saudita ao bloco de...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema