O volume de investimento de empresas chinesas em Angola ultrapassou 24 mil milhões de dólares norte-americanos, informou, esta quinta-feira, em Luanda, o embaixador da China em Angola, Zhang Bin.
Durante a cerimónia comemorativa dos 75 anos da República Popular da China, decorrida em uma das unidades hoteleiras de Luanda, o embaixador chinês reafirmou que Angola é um parceiro de cooperação estratégica da China em África.
As relações China-Angola têm-se desenvolvido saudavelmente a longo prazo, e como exemplo, assinalou a realização, em Julho último, em Angola, do 15º. Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e a CPLP, com a participação de mais de 500 empresários.
A par desse evento, ressaltou ainda o Acordo para a Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos (APPRI) que entrou em vigor em Junho deste ano, além da assinatura de documentos de cooperação pragmática nas áreas de construção conjunta do “Cinturão e Rota”, economia e comércio, agricultura, desenvolvimento verde, infraestrutura
Relações China-África
O embaixador chinês reafirmou que o relacionamento China-África foi elevado para uma comunidade com futuro compartilhado.
Nesse contexto, o diplomata disse que o presidente chinês, Xi Jinping, anunciou que nos próximos três anos a China trabalhará com a África para implementar as dez acções da parceria para modernização.
Nessas acções, incluiu-se as dez áreas de aprendizagem mútua entre civilizações, prosperidade comercial, cooperação de cadeia produtiva, conectividade, cooperação de desenvolvimento, saúde, agricultura e o bem- estar do povo, intercâmbio entre os povos, desenvolvimento verde e de segurança comum.
Para o efeito, afirmou o governo chinês fornecerá um apoio financeiro de 360 mil milhões de yuan, nos próximos três anos.
Isso inclui uma linha de crédito de 210 mil milhões de yuan e 80 mil milhões de yuan de assistência em diferentes formas, e pelo menos 70 mil milhões de yuan de investimento na África por empresas chinesas, proporcionando um forte apoio à cooperação pragmática China-África em vários domínio
Diversas individualidades da arena política, económica e social estiveram presentes na cerimónia. YD/ART