De acordo com a sondagem divulgada às 18 horas (17 horas em Lisboa), o partido de Olaf Scholz leva ligeira vantagem sobre a AfD, nas eleições do estado de Brandeburgo.
De acordo com a sondagem à boca das urnas do infratestDimap, Dietmar Woidke defendeu a posição de liderança dos sociais-democratas (SPD) no estado de Brandeburgo. Durante a campanha eleitoral, Woidke distanciou-se do Chanceler Alemão Olaf Scholz (SPD).
Os partidos populistas AfD e a Aliança Sarah Wagenknecht (BSW) obtiveram ganhos significativos. Os Verdes deverão garantir o seu regresso ao parlamento estadual com um mandato direto.
O atual governo estadual do SPD, da CDU e dos Verdes deverá, portanto, defender a sua maioria no parlamento estadual. O Ministro-Presidente do estado de Brandeburgo, Dietmar Woidke, que está no cargo há 11 anos, apostou toda a sua carreira nesta votação, afirmando que se os sociais-democratas, o SPD, não ficassem em primeiro lugar, ele sairia de cena. Mas parece que a sua aposta valeu a pena.
Os resultados da sondagem efetuada à boca das urnas pela INFRATEST DIMAP para a ARD são:
SPD 31 % (+4,8%)
AfD 30 % (+ 6,5%)
BSW 12,0 % (+12%)
CDU 12,0 % (-3,6%)
GRÜNE 5,0 % (-5,8%)
LINKE 3,0 % (- 7,7%)
A projeção do Research Group Elections também dá ligeira vantagem do SPD (33%) sobre a AfD (30%), seguindo-se a Aliança BSW (13%).