Seiscentos e 49 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que tinham pretenções de fixar-se ilgelamente na província da Lunda-Norte, sobretudo nas zonas de exploração de diamante, foram detidos pela Polícia de Guarda Fronteira, durante uma micro-operação.
A informação foi prestada esta sexta-feira, no Dundo, pelo chefe de departamento do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Domingos Muanafumo, sublinhado que as infrações foram registadas nos postos fronteiriços do Cuango, Lóvua, Caungula, Chitato e Cambulo.
Disse que após a detenção e o cumprimento de alguns procedimentos administrativos, os imigrantes foram repatriados para ao país de origem.
Disse que durante a operação que visa o combate à imigração ilegal, exploração e trafico ilicito de diamantes, contrabando de combustivel, trafico de seres humanos e de órgãos e crimes ambientais, foram também apreendidos 7.700 litros de combustível contrabandeados, que tinham como destino a RDC.
Após a apreensão, prosseguiu, o combustível foi entregue à Administração Geral Tributária (AGT), como fiel depositário.
As províncias da Lunda-Norte (Angola) e Kassai, Kassai Central, Lualaba, Chicapa e Mussamba (RDC) partilham uma fronteira de 770 quilómetros, sendo terrestre (600) e fluvial (170). JV/HD