O Federal Reserve dos EUA decidiu, na quarta-feira, fazer um corte surpresa de 50 pontos-base (0,5%) na taxas de juro para preservar a força da economia dos EUA, à medida que os riscos para o mercado de trabalho aumentam, marcando, assim, o fim de seu foco único em acabar com a inflação.
O presidente do Fed, Powell, disse que agir com determinação na redução das taxas de juro enquanto a economia dos EUA ainda está forte ajudaria a limitar as chances de uma desaceleração brusca. Mas ele foi cuidadoso para não comprometer o Fed a um ritmo semelhante daqui para frente, dizendo que os movimentos futuros seriam baseados no desempenho da economia nos próximos meses.
O corte de meio ponto percentual na taxa, que foi maior do que os analistas e os mercados financeiros geralmente previam , é a tentativa de Powell de garantir o pouso suave da economia, que ele há muito tempo almeja.
Os investidores agora estão precificando mais 70 pontos-base de redução nas taxas de de juro nas reuniões do Fed de novembro e dezembro, refletindo uma postura muito mais agressiva do que a dos formuladores de políticas.
Mas a decisão de agir de forma drástica no início do ciclo de flexibilização mostra que o Fed está disposto a tomar medidas mais fortes novamente se o mercado de trabalho se deteriorar ainda mais.
Dados divulgados desde a última reunião de política do Fed em julho — incluindo um relatório fraco de empregos divulgado dois dias após a reunião — confirmaram que o mercado de trabalho desacelerou em relação às condições apertadas vistas durante a pandemia. A taxa de desemprego agora está em 4,2% , acima da baixa de 3,4% vista no ano passado.
Enquanto isso, a inflação continua a cair, em linha com o que as autoridades gostariam de ver: em 2,5% , ela está se aproximando da meta do Fed.
Ainda assim, outros dados apontam para a força contínua da economia. Os pedidos de seguro-desemprego mostram que as demissões continuam baixas, e o último relatório mensal de vendas no detalhe publicado em 17 de setembro mostrou um índice de consumo elevado.