25.6 C
Loanda
Sábado, Novembro 9, 2024

Quénia lança parceria público-privada de 1,3 mil milhões de dólares para construir linhas de energia de alta tensão

PARTILHAR
FONTE:Bloomberg

A Kenya Electricity Transmission Co. concedeu ao Adani Group e a uma unidade do Banco Africano de Desenvolvimento uma concessão de parceria público-privada (PPP) para construir linhas de energia de alta tensão, de acordo com a Bloomberg.

“O governo, por meio da Ketraco, concedeu concessões PPP à Adani e à Africa50 para construir novas linhas de transmissão”, disse David Ndii, presidente do Conselho de Assessores Económicos do Presidente William Ruto , numa publicação no X. “Eles estão a contractar as suas equipes de projeto. O custo dessas linhas de transmissão é de US$ 1,3 mil milhões de dólares que não precisamos pedir emprestado.”

Muitos quenianos ficaram irritados com uma proposta separada para conceder a outra unidade do conglomerado do magnata indiano Gautam Adani uma concessão de 30 anos para administrar o maior aeroporto do país. Trabalhadores da aviação fizeram uma paralisação de um dia na semana passada para protestar contra esses planos.

O governo queniano contratou empréstimos pesados e não pode se dar ao luxo de pedir empréstimos adicionais. Para equilibrar a necessidade de investimento contínuo em desenvolvimento, o governo diz que precisa de dinheiro privado em projetos públicos.

A Africa50, sediada em Casablanca, tem um projeto PPP para construir a linha de transmissão Loosuk-Lessos de 185 quilômetros (115 milhas), de acordo com seu site. Cinco anos atrás, a Ketraco disse que a unidade do AfDB construiria 324 km de links de alta tensão por 172,5 milhões de dólares.

Na época, a agência disse que estava recorrendo ao investimento privado para reduzir a dependência do financiamento estatal e tapar um buraco estimado em 3 mil milhões de dólares para projetos com vencimento até 2030.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Comboio expresso inicia circulação Bungo/Novo aeroporto

O Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) iniciou, esta quinta-feira, a circulação do comboio expresso de passageiros da Estação do Bungo,...

OGE 2025 persegue materialização do Plano de Desenvolvimento Nacional

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 persegue a protecção da pessoa humana, a sua capacitação, redução da...

Ministro do Petróleo, cargo de alto risco na Venezuela

Cinco dos oito ministros do Petróleo nos dez anos do presidente Nicolás Maduro no poder na Venezuela acabaram foragidos...

Governo prevê concluir pagamento da dívida com a China até 2028

O director da Unidade de Gestão da Dívida (UGD), Dorivaldo Teixeira, disse quinta-feira, em Washington (EUA), que o Governo...