27 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Petróleo em queda livre enquanto as preocupações com a procura superam a intenção da OPEP de restringir oferta

PARTILHAR
FONTE:Reuters

O petróleo caiu para o seu nível mais baixo em mais de um ano, uma vez que as preocupações persistentes sobre o enfraquecimento da procura ofuscaram a possibilidade de a OPEP+ atrasar os aumentos da oferta.

O petróleo de referência global Brent caiu 1,4%, fechando na quarta-feira em US$ 72,70 o barril, o menor preço desde junho de 2023. Os membros da OPEP+ estão próximos de um acordo que interromperia um plano para aumentar a produção do grupo em outubro, disseram delegados na quarta-feira.

Liderada pela Arábia Saudita e Rússia, a aliança OPEP+ pretendia adicionar 180.000 barris por dia no mês que vem, à medida que reinicia gradualmente a produção que foi interrompida desde 2022 numa tentativa de sustentar os preços. O cartel disse repetidamente que poderia “pausar ou reverter” o aumento, se necessário.

As oscilações seguiram uma liquidação acentuada na terça-feira. Dados económicos pessimistas da China e dos EUA despertaram temores sobre a demanda por petróleo nos dois maiores consumidores, aumentando as preocupações de que um excedente de oferta surgirá no ano que vem.

Outro fator pessimista é a potencial resolução para a disputa de poder na Líbia que restringiu o fornecimento do estado-membro da OPEP na semana passada. O chefe do banco central da Líbia disse na terça-feira que um acordo para encerrar a disputa parece iminente.

O petróleo bruto agora apagou todos os seus ganhos do ano. Os mercados de produtos refinados lideraram a fraqueza, com os futuros da gasolina em Nova York caindo 11% na terça-feira para o seu menor nível desde dezembro de 2021. A tendência pode dar um impulso eleitoral oportuno para a vice-presidente Kamala Harris, já que os preços nas bombas são uma das medidas mais visíveis de inflação para os eleitores americanos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...