A China e a Nigéria se comprometeram a aprofundar os laços económicos durante a Cimeira do Fórum de Cooperação Africa-China (FOCAC), assinando acordos sobre energia nuclear, intercâmbios de mídia e a iniciativa de infraestrutura de 1 trilhão de dólares.
O presidente chinês Xi Jinping e o presidente nigeriano Bola Tinubu conversaram em Pequim na abertura do FOCAC.
Xi e Tinubu disseram que elevaram os laços entre os seus países a uma “parceria estratégica abrangente” na abertura da Cimeira de três dias que começou na quarta-feira.
“A China e a Nigéria, como grandes países em desenvolvimento, fortalecendo a coordenação estratégica, injetarão novo ímpeto nas relações China-África na nova era e liderarão o progresso comum entre os países do Sul Global”, disse Xi.
O Conselho de Estado da China disse que Tinubu expressou a sua esperança de que a Nigéria se tornasse o maior parceiro comercial e de investimento da China na África.
O líder nigeriano também convidou empresas chinesas a aumentarem os investimentos no país, expandirem a cooperação em áreas como agricultura, manufactura e energia mineral, e ajudarem nos esforços de redução da pobreza, de acordo com o Conselho de Estado.
Numa declaração divulgada por seu gabinete, Tinubu disse que a parceria entre os países resultaria em “desenvolvimento robusto, estabilidade e segurança”.
“Reconhecemos a necessidade de reformar a nossa economia e estamos fazendo isso diligentemente em revisões de impostos e tarifas, para vários outros segmentos da economia do nosso país”, disse Tinubu.
“Os parceiros de negociação e investimento terão acesso fácil para trazer os seus investimentos e retirar os seus recursos sem problemas.”