25.5 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Mais de 40% da electricidade mundial veio de energias renováveis em 2023, mas apenas 10 países contribuíram com 75% do esforço

PARTILHAR
FONTE:WSJ

As tecnologias de carbono zero representaram mais de 40% da geração global de eletricidade pela primeira vez em 2023, anunciou o The Wall Street Journal.

O jornal acrescenta: “Fontes de energia renováveis como eólica e solar representaram 17% da geração total de eletricidade, e a energia hidrelétrica e nuclear contribuíram com 24%. Combustíveis fósseis, incluindo carvão e gás natural, produziram 57% da eletricidade global no ano passado”.

A penetração de energias renováveis tem aumentando a cada ano. Um dos marcos mais importantes em 2023: as energias solares e eólicas representaram mais de 90% das adições de capacidade global de energia no ano passado. A capacidade eólica global também ultrapassou o limite de um terawatt.

O Brasil, o país com a mistura de energia mais limpa das economias do G20, atingiu 88% de geração de energia renovável em 2023.

Mas os esforços têm sido concentrados apenas num pequeno grupo de países. Apenas 10 economias em todo o mundo foram responsáveis por quase três quartos da geração total de energia renovável em 2023, com a China sozinha fornecendo quase um terço da produção de energia limpa do ano passado, seguida pelos EUA, Brasil, Canadá e Índia, que completaram as cinco primeiras.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Biden e Xi chegam a Lima para reunião bilateral e cimeira da Apec

Os presidentes de Estados Unidos, Joe Biden, e China, Xi Jinping, chegaram a Lima nesta quinta-feira (14) para o...

Parlamentares divergem posições sobre OGE 2025

Deputados à Assembleia Nacional divergiram, esta quinta-feira, quanto à posição sobre a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE)...

Comboio expresso inicia circulação Bungo/Novo aeroporto

O Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) iniciou, esta quinta-feira, a circulação do comboio expresso de passageiros da Estação do Bungo,...

OGE 2025 persegue materialização do Plano de Desenvolvimento Nacional

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 persegue a protecção da pessoa humana, a sua capacitação, redução da...