Durante o encontro com o presidente russo, em Moscovo, Narendra Modi recordou a morte de crianças inocentes e disse que a Índia está pronta para apoiar o restabelecimento da paz na Ucrânia.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, encontrou-se com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na terça-feira, e falou-lhe da dor causada pela morte de crianças inocentes, bem como da necessidade de garantir a paz.
Os dois líderes reuniram-se em Moscovo para aprofundar os lanços entre os seus países. Durante o encontro, Modi disse que a Índia está pronta para apoiar o restabelecimento da paz na Ucrânia.
“Quer se trate de uma guerra, de uma luta ou de um ataque terrorista, qualquer pessoa que acredite na humanidade sente-se magoada quando há perda de vidas. Quando crianças inocentes são mortas, quando vemos crianças inocentes a morrer, o coração dói. E essa dor é muito horrível”, disse Modi, citado pela AP.
Os comentários do primeiro-ministro indiano surgiram um dia depois do ataque mortal das tropas russas em Kiev, onde bombardeamentos atingiram um hospital pediátrico e mataram dezenas de pessoas.
Esta foi a primeira visita de Modi à Rússia, desde o início da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022. Nova Deli tem evitado censurar oficialmente a Rússia, defendendo a sua neutralidade e a necessidde de encontrar soluções para a crise ucraniana de forma pacífica.
A Rússia tem mantido laços significativos com a Índia desde a Guerra Fria, um país que é cada vez mais importante para os russos. Isto porque a Índia é, atualmente, um dos principais compradores de petróleo russo, assim como a China, e de armas baratas.
Os países ocidentais têm vindo a reforçar aos laços com a Índia, com o intuito de contrariarem a crescente influência da China na Ásia-Pacífico. Ao mesmo tempo têm pressionado Nova Deli a distanciar-se de Moscovo.