Um novo centro prisional vai ser inaugurado, nos próximos dias, em Mabembe, município de Cacongo, em Cabinda, com infra-estruturas vocacionadas para reeducação de reclusos, através da formação académica e técnico-profissional.
De acordo com o director provincial dos Serviços Prisionais em Cabinda, Gomes Pinto, estão a ser criadas, na Penitenciária de Mabembe, condições que vão permitir aos reclusos executar programas de serviços de humanização, como agricultura e desporto bem como aumentar o nível de escolaridade e aprender ofícios.
Em declarações à imprensa, Gomes Pinto disse que as infra-estruturas, construídas numa área de 44.980 metros quadrados, comportam um campo agrícola, um centro médico e uma área de lazer.
O director falava por ocasiões de uma visita de campo efectuada recentemente ao novo Centro pela governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa.
Explicou que as obras, iniciadas em 2010, contam já com uma execução física na ordem dos 95% e financeira de 80%, e contemplam 95 celas femininas e masculinas.
Fez saber que a unidade prisional com capacidade para albergar mais de 900 reclusos poderá receber também presos vindos de outras regiões do país.
Por sua vez, a governadora Mara Quiosa reconheceu que o estabelecimento reúne infra-estruturas para ser uma unidade prisional de referência a nível do país.
Orientou que se trabalhe com celeridade na execução dos trabalhos concernentes ao fornecimento de energia eléctricas água potável e ao muro de vedação. ING/JFC/IZ