25.3 C
Loanda
Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Tribunal Internacional da Justiça ordena o fim da ofensiva de Israel em Rafah

PARTILHAR
FONTE:RFI

Esta sexta-feira, o Tribunal Internacional da Justiça ordenou que Israel «ponha fim imediatamente» à sua ofensiva militar em Rafah, no sul da Faixa de Gaza e que facilite a entrada da ajuda humanitária no enclave.

Um pouco mais de uma semana depois da audiência em que a África do Sul tornou pela quarta vez consecutiva a acusar Israel de genocídio em Gaza, aquela que é a mais alta instância judicial das Nações Unidas, acabou por ordenar o fim imediato da ofensiva israelita contra Rafah.

“Israel deve suspender imediatamente a sua ofensiva militar ou qualquer outra acção na província de Rafah que possa infligir aos palestinianos em Gaza condições de vida susceptíveis de provocar a sua destruição física total ou parcial”, decretou o Tribunal Internacional de Justiça que também ordenou que Israel facilite a entrada da ajuda humanitária naquela localidade do sul da Faixa de Gaza.

Por outro lado, o Tribunal Internacional de Justiça reclamou a «libertação imediata e incondicional» dos reféns detidos pelo Hamas desde o 7 de Outubro em Gaza.

“Trata-se de um conjunto de medidas provisórias muito mais firmes na sua formulação e de um apelo muito claro à cessação das hostilidades”, declarou a ministra dos Negócios Estrangeiros sul-africana Naledi Pandor numa primeira reacção.

Também satisfeitos, tanto o Hamas como o embaixador palestiniano junto da ONU saudaram este veredicto.

Já Israel afirmou que a sua ofensiva em Rafah não representa qualquer risco existencial para a “população civil palestiniana”.

Até ao momento, Israel nunca respeitou nenhuma das decisões pronunciadas pelo Tribunal internacional de Justiça ou pelo Conselho de Segurança da ONU que a 25 de Março exigiu um cessar-fogo imediato em Gaza.

Embora não tenha meios materiais para obrigar os Estados a respeitar as suas decisões, o Secretário-Geral da ONU recordou esta tarde que as decisões do Tribunal Internacional de Justiça são “vinculativas”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Aviões de combate americanos chegam ao Médio Oriente

Caças F-15 americanos chegaram ao Médio Oriente nesta quinta-feira (7), informou o Exército dos Estados Unidos, após Washington anunciar...

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Exportações de armas alemãs para Israel aumentam apesar dos rumores de proibição de vendas

Novos números mostram que a exportação de armas da Alemanha para Israel aumentou acentuadamente a partir de agosto, com...