24.9 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Comandante-geral da PN anuncia reforço da vigilância nos postos fronteiriços do país

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

O comandante-geral da Polícia Nacional, Arnaldo Manuel Carlos, anunciou este domingo, nesta cidade, o reforço do controlo nos postos fronteiriços do país, através do sistema de monitoramento por vídeo vigilância, sensores e radares, soube a ANGOP.

O comissário-geral, que falava no final da visita de dois dias a província de Benguela, disse que o Comando Geral da Polícia Nacional de Angola deu início a um processo de instalação de equipamentos tecnológicos de monitoramento e controlo das fronteiras.

Segundo Arnaldo Carlos, este novo sistema tecnológico vai conferir maior eficácia das forças policiais no controlo das fronteiras angolanas.

O comandante-geral informou que o novo sistema já está a ser instalado neste momento na zona fronteiriça da província do Cunene, com a montagem dos primeiros postos de observação electrónica já conectados com transmissão de imagens.

O referido sistema estará conectado com o Comando da Polícia de Guarda Fronteira e Comando Geral da PNA, o que permitirá visualizar em tempo real todos os acontecimentos nas fronteiras.

“Nos próximos dias a montagem estará concluída a nível da fronteira do Cunene”, garantiu.

Posteriormente, acrescentou, o mesmo sistema será igualmente montado nas fronteiras de Cabinda e do Zaire, cujo equipamento já foi transportado para as respectivas regiões.

“O trabalho de instalação desses equipamentos tecnológicos está a ser efectuado por técnicos angolanos afectos à Polícia Nacional”, enfatizou.

Sem avançar dados estatísticos, Arnaldo Manuel Carlos adiantou que a segurança das fronteiras continua a ser uma preocupação do Comando Geral da Polícia Nacional Angola.

O comissário-geral referiu que o país tem uma extensão territorial de 1.246.700 quilómetros quadrados, sendo necessário continuar a manter a integridade e inviolabilidade das suas fronteiras.

Questionado sobre supostos assaltos a turistas estrangeiros, Arnaldo Manuel Carlos considera serem casos isolados, mas garantiu que os órgãos de defesa e segurança estarão mais atentos no sentido de responsabilizar criminalmente os seus autores, apesar da manutenção da segurança pública ser uma tarefa constante da corporação.

O comandante-geral reafirmou o compromisso da PNA em continuar a trabalhar numa melhor sincronização e preparação das forças, para que se elevem os níveis de eficácia na actuação policial e de segurança das populações e dos cidadãos que visitam o país.

Durante 48 horas, o comissário-geral Arnaldo Manuel Carlos trabalhou nas terras de Ombaka, tendo radiografado algumas unidades do Comando Provincial da PN, com destaque para a Polícia de Intervenção Rápida, Unidade de Rádio Patrulha, Hospital da PN na Catumbela, bem como efectuou uma visita ao terreno da futuro destacamento da PIR no Lobito.

Na sexta-feira (12), esteve na Academia de Polícia, no município da Baía Farta, onde fez a abertura do ano de instrução e formação policial 2024/25. CRB

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Secretário de Estado destaca importância do Recenseamento da População

O secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, considerou, esta quarta-feira, em Benguela, o Recenseamento Geral da...

FIB 2024 arranca com aumento do número de expositores

A décima terceira edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) arrancou, esta quarta-feira, com um aumento de cerca de...

Administrações assumem gestão dos espaços infra-estruturados das centralidades de Benguela

O Governo Provincial de Benguela procedeu, esta quinta-feira, a transferência de competências às administrações municipais do Lobito, Catumbela e...

Festas da cidade de Benguela de regresso com vários atractivos culturais

As festas da cidade de Benguela, que completa 407 anos a 17 de Maio, vão ser celebradas com várias...