26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Petróleo Brent dispara acima de US$ 90 enquanto Emirados Árabes Unidos ameaçam cortar laços diplomáticos com Israel

PARTILHAR
FONTE:Oilprice

Neste momento, os laços de Israel com os principais países do Golfo, como os Emirados Árabes Unidos, estão perto do ponto de ruptura, depois de apenas alguns anos atrás a normalização diplomática ter sido aclamada através dos acordos de Abraham de Trump.

Mas os relatórios da imprensa internacional e israelita confirmam que os EAU anunciaram que vão suspender toda a coordenação em matéria de ajuda humanitária com Israel .

Além disso, como relata a mídia israelita : “Os Emirados Árabes Unidos anunciaram uma suspensão da coordenação diplomática com Israel após a morte de sete trabalhadores humanitários em Gaza”.

Simultaneamente, Israel está a colocar as suas embaixadas em todo o mundo em alerta máximo de segurança devido ao “aumento da ameaça de resposta iraniana” na sequência do ataque israelita de segunda-feira à embaixada iraniana em Damasco.

Tudo isso serviu para fazer o Brent disparar nas últimas duas horas, com o Brent subindo acima de US$ 90 pela primeira vez desde outubro e fazendo com que as ações caíssem para os mínimos da sessão em Wall Street.

Com o Irão a prometer que a sua retaliação ocorrerá a qualquer momento, os militares de Israel estão a lutar para se prepararem, sendo a última medida a suspensão de todas as licenças de regresso a casa para todas as tropas de combate.

Enquanto isso, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estaria “chateado” com o primeiro-ministro Netanyahu pelo assassinato dos sete trabalhadores humanitários em Gaza, embora Israel tenha reconhecido que foi um “grave erro”.

Até agora, os avisos de Biden e dos diplomatas americanos têm soado como meras palavras vazias de “preocupação” e “contenção”, sem impedir que Israel continue as operações militares em Gaza.

Mas desta vez Biden deu a Israel um “ultimato” para “um cessar-fogo imediato”. Segundo analistas, a postura mais dura de Biden deve-se ao facto de as operações militares de Israel em Gaza estarem lentamente a começar a fraturar a base de apoio democrata, e isso é mau para Biden, que deverá enfrentar Trump nas eleições presidenciais de novembro.

Editor Económico
Portal de Angola

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado petrolífero global enfrentará um excedente de um milhão de barris por dia em 2025, afirma a AIE

Os mercados petrolíferos globais enfrentarão um excedente de mais de 1 milhão de barris por dia no próximo ano,...

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

O “ouro líquido” de Trump e a transição energética

Quaisquer que sejam as políticas que adopte, o regresso de Donald Trump à Casa Branca parece certo que irá...

O dilema da OPEP: Aumentar a produção de petróleo ou manter restrições?

Espera-se que a OPEP+ comece a adicionar 2,5 milhões de barris por dia ao fornecimento de petróleo dentro de...