26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Conselho de Segurança da ONU exige cessar-fogo em Gaza

Conselho de Segurança das Nações Unidas exige um cessar-fogo imediato em Gaza durante o mês sagrado do Ramadão. É a primeira vez que o Conselho de Segurança aprova uma resolução relativamente a um cessar-fogo no enclave.

PARTILHAR
FONTE:DW

Os Estados Unidos abstiveram-se na resolução que recebeu 14 votos a favor. Os Estados Unidos alertaram para o facto de a resolução aprovada esta segunda-feira poder prejudicar as negociações por parte dos Estados Unidos, do Egipto e do Qatar com vista ao fim do conflito.

A votação acontece depois de a Rússia e a China terem vetado, na sexta-feira (22.03), uma resolução da autoria dos Estados Unidos que determinava “um cessar-fogo imediato e sustentado” no conflito entre Israel e o Hamas.

A resolução agora aprovada “exige um cessar-fogo imediato para o mês do Ramadão, respeitado por todas as partes, levando a um cessar-fogo duradouro e sustentável”.

O Ramadão começou em 10 de março e termina em 09 de abril, o que significa que a exigência de cessar-fogo durará apenas duas semanas, embora o projeto diga que a pausa nos combates deverá levar “a um cessar-fogo duradouro e sustentável”.

Exige também a libertação imediata e incondicional de todos os reféns, assim como a garantia de acesso humanitário para atender às suas necessidades médicas e outras necessidades humanitárias, e exige ainda que as partes em conflito cumpram as suas obrigações ao abrigo do direito internacional “em relação a todas as pessoas que detêm”.

A resolução, proposta pelos 10 Estados-membros eleitos do Conselho de Segurança, tem o apoio da Rússia, da China e do Grupo Árabe, composto por 22 países, nas Nações Unidas.

Após mais cinco meses de guerra entre Israel e o grupo islamita Hamas em Gaza, é a primeira vez que o Conselho de Segurança consegue aprovar uma resolução relativamente a um cessar-fogo no enclave, após vários projetos terem sido consecutivamente vetados.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Irão ameaça Israel com represálias

O líder supremo do Irão prometeu neste sábado (2) retaliar os ataques de Israel, que confirmou ter capturado, em...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Exportações de armas alemãs para Israel aumentam apesar dos rumores de proibição de vendas

Novos números mostram que a exportação de armas da Alemanha para Israel aumentou acentuadamente a partir de agosto, com...