O Presidente do Rwanda, Paul Kagame, deverá reunir-se com o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, em data e local por se defenir, com vista a sanar-se a crise entre os dois países.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, à imprensa, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O ministro falava no final de um encontro do Presidente da República de Angola, João Lourenço, com Paul Kagame, no quadro de uma visita de algumas horas deste.
Segundo Téte António, João Lourenço foi designado pela União Africana, como mediador para cuidar da questão das relações entre a República Democrática do Congo e o Rwanda, incluindo o aspecto relacionado com o M23.
Durante a reunião ficou acordado, para breve, que o Presidente Paul Kagame aceita encontrar-se com o Félix Tshisekedi, numa data a ser indicada pelo mediador.
A parte rwandesa aceita o princípio, que já tinha sido acordado com a parte congolesa, no sentido de as delegações ministeriais trabalharem para se chegar a este passo.
Este é, reforçou, o resultado do encontro entre os dois chefes de Estado no sentido de continuarem nos esforços do mediador para encontrar a paz e a reconciliação na região, sobretudo no leste da RDC.
A deslocação de Paul Kagame a Luanda surge pouco menos de duas semanas depois da efectuada pelo seu homólogo da RDC, Felix Tshisekedi, que também se reuniu com o Presidente João Lourenço.
No final dessa reunião, foi anunciado que Tshisekedi aceitou encontrar-se com Paul Kagame para discutir a crise diplomática entre os dois países vizinhos e a rebelião na RDC. PA/VIC/ADR