O Presidente do Rwanda, Paul Kagame, chegou esta manhã a Luanda para uma visita de trabalho de algumas horas, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.
À sua chegada a Luanda, o estadista rwandês foi recebido, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, entre outras entidades.
Não foram avançados pormenores sobre o programa da visita, mas prevê-se que os dois Chefes de Estado abordem a situação no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
A deslocação de Paul Kagame a Luanda surge pouco menos de duas semanas depois da efectuada pelo seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Felix Tshisekedi, que também se reuniu com o Presidente João Lourenço.
No final dessa reunião, foi anunciado que Tshisekedi aceitou o princípio de um encontro directo com Paul Kagame para discutir a crise diplomática entre os dois países vizinhos e a rebelião na RDC.
Mediador da União Africana (UA) no conflito entre o Rwanda e a RDC, João Lourenço manifestou-se, recentemente, preocupado com a situação de insegurança no Leste da RDC.
Durante um um encontro de alto nível sobre a RDC, à margem da 37.ª Cimeira Ordinária da UA, em Adis Abeba, João alourenço defendeu o relançamento do processo de paz nesse país da África Central que, no seu entender, registou retrocesso.
Na ocasião, o Chefe de Estado angolano manteve reuniões separadas com os seus homólogos do Rwanda e da RDC.MCN