Um cidadão nacional de, aproximadamente, 37 anos de idade, foi colhido mortalmente na manhã deste sábado, por um comboio de passageiros do Caminho-de-Ferro de Benguela, no município do Cachiungo, província do Huambo, soube a ANGOP.
Em nota de imprensa, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros refere que o facto ocorreu no sentido Huambo – Cuito (Bié) concretamente nas imediações do bairro 17 de Setembro, a dois quilómetros da vila municipal do Cachiungo.
A vítima, lê-se no documento, foi encontrado num dos extremos da linha, onde foi removido pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, na presença do efectivo da Polícia Nacional e levado para a morgue do Hospital municipal do Cachiungo.
Testemunhas no local, afirmam que o infeliz fazia carregamento de madeira na floresta do Lonundo e, de forma, descontrolada foi colhido mortalmente pelo comboio, quando transitava pela linha férrea.
Trata-se do primeiro caso do género ocorrido, este ano, na província do Huambo, com estações do CFB em sete dos 11 municípios que possui, designadamente Chinjenje, Ucuma, Longonjo, Caála, Huambo, Chicala-Cholohanga e Huambo.
O último foi registado em Maio de 2023, quando uma jovem de 18 anos de idade, perdeu a vida, no troço que liga as cidades da Caála e do Huambo.
O CFB tem uma linha férrea com mil 344 quilómetros, partindo do Lobito (Benguela) até ao Luau (Moxico), com 67 estações ao longo da sua extensão. ALH