26.9 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

TIJ: Palestinos devem ser protegidos de genocídio

O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) disse hoje que pelo menos alguns direitos reivindicados pela África do Sul na sua acusação de genocídio contra Israel no ataques a Gaza são plausíveis. A leitura está em curso.

PARTILHAR
FONTE:DW

Com a leitura ainda em andamento, o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), em Haia, disse nesta sexta-feira (26.01) que regulamenta o direito dos palestinos em Gaza de serem protegidos de atos de genocídio.

Os palestinos parecem ser um grupo protegido pela convenção do genocídio, entende o tribunal.

A decisão desta sexta-feira não trata da acusação central do caso – se genocídio ocorreu – mas focará na intervenção urgente pedida pela África do Sul, para travar a violência.

África do Sul em celebração
A África do Sul aplaudiu a decisão do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), considerando ser “monumental” para que seja respeitado o direito internacional no enclave palestino.

“Numa decisão sem precedente, o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) determinou que as ações de Israel em Gaza são plausivelmente genocidas e indicou medidas provisórias nesse âmbito”, referiu em comunicado o Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul (Dirco) .

A diplomacia sul-africana adiantou que “para a implementação do Direito Internacional a decisão é monumental”. Pretória apelou ainda a Israel para “não agir no sentido de frustrar a aplicação da ordem judicial”, hoje anunciado.

Por Reuters | Lusa

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Irão ameaça Israel com represálias

O líder supremo do Irão prometeu neste sábado (2) retaliar os ataques de Israel, que confirmou ter capturado, em...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Exportações de armas alemãs para Israel aumentam apesar dos rumores de proibição de vendas

Novos números mostram que a exportação de armas da Alemanha para Israel aumentou acentuadamente a partir de agosto, com...