25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Secretário-Geral da Interpol diz que crime organizado é “emergência de segurança global”

Secretário-Geral da Interpol classifica "crime organizado transnacional" de epidemia tão grave que constitui uma "emergência de segurança global".

PARTILHAR
FONTE:EURONEWS

O Secretário-Geral da Interpol classificou, esta segunda-feira, o “crime organizado transnacional” como uma epidemia tão grave que constitui uma “emergência de segurança global”. Jürgen Stock explicava que o “crime organizado está a minar sociedades e empresas”.

Este responsável falava um dia antes do 100º aniversário do organismo internacional, que se celebra esta terça-feira, e prometia apresentar a “Declaração de Viena” para combater esta crise. Espera-se que Stock desvele este documento ainda esta semana durante a reunião magna da Interpol.

Para fazer face ao aumento dos crimes transfronteiriços, Stock apelava a “mais e não menos cooperação internacional”, apontando as 19 bases de dados mundiais do organismo como ponto de partida.

A Interpol foi fundada em 1923, em Viena, na altura chamava-se Comissão Internacional de Polícia Criminal (ICPC). Após a Segunda Guerra Mundial, o organismo passou a designar-se Interpol e adoptou uma nova Constituição.

Por Euronews com AFP, AP

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil: Assassinos de Marielle Franco são condenados a 78 e 59 anos de prisão

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de serem os executores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de...

Sombra do #MeToo paira sobre indústria da música

Até agora, a indústria da música vinha se salvando de um acerto de contas com o movimento #MeToo, como...

Aeronave com grande quantidade de droga apreendida em Bissau

Polícia Judiciária não deu detalhes sobre origem e proprietário da droga, mas deteve cinco pessoas. A Polícia Judiciária (PJ) da...

Presos por narcotráfico na Arábia Saudita vivem aflitos à espera da execução

Em um presídio no norte da Arábia Saudita, Mohamed, assim como muitos condenados à morte por narcotráfico, vive angustiado...