O governo da Namíbia ordenou que a polícia impedisse a Xinfeng Investments de transportar minério de lítio dentro do país e de exportá-lo, acusando a mineradora chinesa de violar a proibição do país às exportações de minerais brutos essenciais.
A Comissária de Mineração da Namíbia, Isabella Chirchir, instruiu o chefe de polícia do país, Joseph Shikongo, a parar quaisquer caminhões que transportassem minério de lítio bruto da mina Kohero de Xinfeng, cerca de 250 quilômetros a noroeste de Windhoek.
Em Junho, a Namíbia proibiu a exportação de lítio não processado e de outros minerais essenciais, numa tentativa de incentivar o processamento local e lucrar com a crescente procura global de metais utilizados em tecnologias de energia limpa.
O país da África Austral possui depósitos significativos de lítio, vital para o armazenamento de energia renovável, bem como minerais de terras raras, como o disprósio e o térbio, necessários para os ímanes permanentes nas baterias de carros eléctricos e turbinas eólicas.